Nas primeiras horas da madrugada, quando a cidade ainda está adormecida, uma prática religiosa antiga é realizada em muitas igrejas ao redor do mundo: as missas da madrugada. Essas celebrações matinais, conhecidas por sua atmosfera serena e contemplativa, atraem fieis que buscam começar o dia com orações e reflexões espirituais, especialmente no período da quaresma.
Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Oxford, isso não é diferente, onde desde as primeiras missas penitenciais celebradas no início de fevereiro, os fieis tem lotado a igreja, fazendo com que algumas pessoas precisem até mesmo ficar na parte de fora, por não haver mais espaço dentro da paróquia.
Segundo o padre Fábio Bosco, pároco da Igreja, somando as três missas já promovidas pela Matriz, mais de 3 mil pessoas já marcaram presença nas missas penitenciais.
“As missas penitenciais na madrugada iniciaram na Igreja Matriz de Oxford e acontecem somente aqui em toda a Diocese de Joinville. Nós reunimos uma multidão e o grande desejo é que os fiéis façam esse sacrifício e sintam a dificuldade que é acordar na madrugada, sair de casa, ir para Igreja e de fato, vivenciar a quaresma. Então, esses 40 dias de preparação para Páscoa servem para fazer esses exercícios espirituais e, a partir deles, seguir Jesus Cristo de uma forma mais convicta, e estar na presença dele também”, disse o pároco.
Na madrugada desta quinta-feira (07) para sexta-feira (08) ocorre a quarta celebração, às 3 horas, sendo que todos os encontros ocorrem sempre nas sextas-feiras (na transição de quinta para sexta), durante todo o período quaresmal, até o dia 29 de março, na Sexta-feira Santa.
Porém, ao invés da missa da madrugada, neste dia será realizada a caminhada penitencial até uma comunidade integrante da Matriz. E no período da tarde, às 15 horas, acontecerá a celebração da Paixão e Morte de Cristo.
Leia a matéria completa no jornal impresso desta quinta-feira (07).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕