Mínima de -4 °C e recorde de frio, Defesa Civil emite alerta para temperatura negativa em SC

Informação foi confirmada pela Defesa Civil nesta quarta-feira (6)
Por:

• Atualizado 12 dias atrás.

Há possibilidade de mínimas negativas em diversas regiões, desde o Oeste até os planaltos (Foto: Divulgação)

Santa Catarina pode registrar, nos próximos dias, o dia mais frio de 2026 até agora. A previsão indica que as temperaturas podem chegar a -4 °C nas áreas mais altas da Serra. A informação foi confirmada pela Defesa Civil nesta quarta-feira (6).

De acordo com o órgão, uma massa de ar frio deve avançar sobre o estado a partir do fim de semana, provocando queda acentuada nas temperaturas, com maior intensidade no início da próxima semana. No sábado (9), o frio começa a ser sentido, mas ainda sem temperaturas negativas. Já no domingo (10), Dia das Mães, os termômetros podem se aproximar de 0 °C ou até ficar abaixo disso, especialmente nas áreas mais altas do Planalto Sul. A segunda-feira (11) deve concentrar o pico do frio. Com a intensificação da massa de ar frio, há possibilidade de mínimas negativas em diversas regiões, desde o Oeste até os planaltos.

Influência do El Niño
Esse episódio ocorre em um contexto climático considerado atípico. Meteorologistas apontam que o fenômeno El Niño está se formando de forma acelerada e pode começar a influenciar o clima já no inverno. O El Niño é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico em pelo menos 0,5 °C e ocorre, em média, a cada dois a sete anos.

Segundo a Defesa Civil, há alta probabilidade de que o fenômeno seja forte neste ciclo. Esse cenário tende a provocar mudanças importantes no clima de Santa Catarina, como aumento das chuvas e temperaturas mais elevadas ao longo dos próximos meses.

Com informações do portal G1 Santa Catarina.

Últimas notícias

Feistock
Abertura de novas vias
WhatsApp Image 2026-05-18 at 17.52
Corpo-de-bombeiros-10
WhatsApp Image 2026-05-18 at 17.56

Mais lidas

WhatsApp Image 2026-05-11 at 07.39
JESSICA UPA - Zuciane Peres (2)
corpo de bombeiros
corpo encontrado na Liznara
corpo encontrado na Liznara

Notícias relacionadas