Durante a obra do maior alargamento de praia do país, em Itapoá, um vídeo flagrou o momento em que uma máquina foi “engolida” pela areia na segunda-feira (20). As imagens mostram o veículo tombado e um trabalhador sobre ele. Felizmente, ninguém se feriu.
A empresa responsável, Jan de Nul, confirmou a autenticidade do vídeo e explicou que a areia úmida recém-depositada na orla foi o principal motivo do incidente. O maquinário foi retirado e passará por revisão, mas o serviço não foi interrompido.
O episódio aconteceu na Praia Pontal do Norte, um dos três balneários interditados para o alargamento. As outras praias que receberão o engordamento são a Figueira do Pontal e Princesa do Mar. As obras tiveram início oficialmente na segunda-feira (20), mas técnicos já trabalhavam na montagem dos equipamentos há mais de uma semana. A previsão de conclusão é para o segundo semestre de 2026.
Com 8 quilômetros de extensão, o projeto é o maior do Brasil e beneficiará uma faixa de areia que pode chegar a 200 metros de largura. A intervenção é feita pelo Porto de São Francisco do Sul em parceria com o porto de Itapoá e a prefeitura local. Além de aumentar a área para banhistas, a obra permitirá a passagem de navios maiores, atualmente limitados a 336 metros, podendo receber embarcações de até 366 metros.
O custo estimado do projeto de dragagem é de R$ 324 milhões, contemplando tanto a ampliação do estuário quanto o engordamento da faixa de areia ao longo de cerca de 10 quilômetros, com trechos que podem alcançar mais de 100 metros de largura.
Com informações do portal G1 Santa Catarina.




