Na coletiva de imprensa realizada na sexta-feira (19), a Secretaria de Saúde repassou os números atualizados sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19. O município já aplicou 1.363 doses desde 20 de janeiro. Deste montante, 1.052 estão atreladas à primeira etapa do imunizante e 311 já tomaram a segunda dose. Esses dados também podem ser conferidos no vacinômetro divulgado nas redes sociais da Prefeitura.
A próxima remessa terá como foco os idosos de 85 a 89 anos e os demais trabalhadores da saúde com mais de 50 anos desde que estejam na ativa. Inclusive, para esta categoria, deverão ser observados alguns critérios além da faixa etária, como o registro no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) para que não ocorram desvios de doses. Também é necessário fazer um cadastro na Vigilância Sanitária.
Público-alvo
Cristiane explicou que a vacina contra a Covid-19 não é indicada para menores de 18 anos e gestantes, pois não há comprovação quanto à eficácia e segurança para esses públicos. Já o paciente com teste PCR positivo, a orientação é de que a dose seja aplicada somente após 30 dias do diagnóstico.
Aqueles que apresentam sintomas condizentes ao coronavírus, mas fizeram o exame e o resultado deu negativo, só poderão receber a vacina em 15 dias – se estiverem recuperados. “Aconteceram casos de pessoas que tomaram a vacina e três dias depois desenvolveram a doença. Só que elas estavam com o vírus incubado e não sabiam. Nenhuma vacina desenvolve nenhum tipo de doença, como nenhuma vacina modifica DNA de ninguém”, afirmou.
Confira mais notícias no jornal impresso desta segunda-feira (22). Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414, custa menos de um cafezinho por dia.