Mais de 65% dos pacientes atendidos na UPA não deveriam estar lá; saiba para onde ir em cada caso

Dos 5.460 pacientes atendidos, 3.636 foram classificados com pulseira verde e outros 100, com a azul

• Atualizado 5 dias atrás.

Desde a inauguração a UPA prestou atendimento a 5,4 mil pacientes (Foto: Christian Hacke / Arquivo / A Gazeta)

Os avanços dos últimos anos e os desafios da saúde pública de São Bento do Sul foram tema central de um encontro realizado segunda-feira (3) pela manhã no gabinete do prefeito Antonio Tomazini (PL). Na reunião foram destacados dados sobre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Desde a inauguração da UPA, no dia 23 de setembro, o Hospital Sagrada Família, que atendia cerca de 6,8 mil pacientes por mês, atendeu, neste período, 2,7 mil pacientes, uma redução aproximada de 60%. Por outro lado, a UPA prestou atendimento a 5,4 mil pacientes no mesmo período.

Quando somados os atendimentos do hospital e da UPA, percebe-se que houve um acréscimo em relação ao que era atendido apenas pelo hospital. Conforme o secretário Marcelo Marques, isso ocorre por alguns fatores, como a curiosidade de alguns em serem atendidos na unidade ou porque existe uma confusão quanto à real função da UPA. “Muita gente que foi para a UPA não deveria ter ido para lá, e sim para os postos de saúde”, cita.

Os números da Unidade de Pronto Atendimento mostram isso. Dos 5.460 pacientes atendidos, 3.636 foram classificados com pulseira verde e outros 100, com a azul. Ou seja, cerca de 66% dos pacientes deveriam ir ao posto de saúde e não na UPA.

Após a classificação de cor, o paciente então aguarda atendimento. Em média, o tempo de espera fica em 47 minutos, mas há casos de pacientes que aguardam horas. Isso ocorre justamente pela classificação de cor, onde é apontado que não se trata de paciente grave.

UPA ou Unidade de Saúde?
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) deve ser procurada apenas em casos de urgência e emergência, como:

  • Dores fortes ou repentinas;
  • Falta de ar;
  • Febre alta persistente;
  • Cortes, quedas, acidentes ou outros casos que exigem atendimento imediato.

Para consultas de rotina, renovação de receitas, acompanhamento e pequenos sintomas, procure sempre o posto de saúde do seu bairro. Assim, o atendimento fica mais rápido, organizado e todos recebem o cuidado adequado.

Últimas notícias

Xícara de vidro com chá vermelho ao lado de canelas em pau e sobre um pires
Serra-Dona-Francisca-Rochas-Leo
Gato, com pelagem branca e cinza, arranhando um sofá laranja
Ponte interditada
mulher de roupão branco, sorrindo e se olhando em espelho redondo em cima de bancada

Mais lidas

Cuque da Igreja
bingo dona nair
10378960956830631661
DCIM100MEDIADJI_0467
WhatsApp Image 2025-11-08 at 09.05

Notícias relacionadas