Daqui a uma semana e meia, 60.414 mil eleitores de São Bento do Sul estão aptos a ir às urnas escolher quem governará o município no período entre 2017 e 2020. Além do prefeito e vice, os são-bentenses vão eleger 10 vereadores, responsáveis por fazer leis, fiscalizar e controlar a conduta político-administrativa do próprio prefeito, além de assessorar a Prefeitura com indicações de obras e serviços.
Ao todo, são 122 candidatos aptos a concorrer em 2 de outubro (há quatro candidaturas indeferidas ou que ainda precisam ser julgadas pela Justiça Eleitoral). São 85 homens e 37 mulheres concorrendo às cadeiras da Câmara de Vereadores.
Entre os homens, excetuando-se a opção “outros”, a profissão dominante é a de empresário. A maioria (35 candidatos) nasceu em São Bento do Sul mesmo e tem o ensino médio completo (22). A idade dos candidatos varia de 22 a 72 anos. Dos 85 postulantes ao cargo de vereador, 76 declaram-se “brancos” à Justiça Eleitoral, sete são “pardos”, um é “indígena” é um é “negro”.
Já entre as 37 candidatas, com exceção da opção “outros”, a maioria é técnica de enfermagem ou aposentada (5 cada). Quatorze delas são são-bentenses de nascimento. Entre as 37, 34 declaram-se “brancas”, duas “pardas” e uma “negra”. A maior parte das candidatas (14) tem ensino médio completo. As idades variam de 27 a 60 anos.
No jornal impresso desta quarta-feira (21) estão os detalhes de cada item.