Lombadas são implantadas no Acesso Oeste após mobilização por segurança no acesso ao Parque Sueli

Medida foi adotada após a morte de uma adolescente e intensa mobilização da comunidade
Por:

• Atualizado 4 meses atrás.

Nova lombada instalada no Acesso Oeste para reforçar a segurança no trecho (Foto: Divulgação)

A implantação de lombadas no Acesso Oeste, nas proximidades do Parque Sueli, foi concluída nesta quarta-feira (26) após intensa mobilização da comunidade e atuação dos vereadores Marcelo Quost, Vilson da Silva e Luiz da Luz, todos do PL. A demanda ganhou força depois do atropelamento que resultou na morte da adolescente Heloíza Viviany da Silva, de 13 anos, ocorrido no dia 14 de maio.

A tragédia aconteceu por volta das 18h10, no km 1.950 da rodovia, quando Heloíza tentava atravessar a pista entre os veículos em trânsito. Ela foi atingida por um Fiat Strada conduzido por uma mulher de 21 anos. O trecho, apesar de sinalizado, não possuía iluminação pública, fator apontado pelos moradores como risco recorrente.

Mobilização da comunidade
Após o acidente, moradores do Parque Sueli convocaram uma reunião emergencial e solicitaram providências imediatas. Uma petição online, que reuniu 2.264 assinaturas, reforçou a cobrança por medidas de segurança, incluindo a construção de uma passarela e a instalação de redutores de velocidade.

Os três vereadores estiveram presentes desde o início da mobilização e encaminharam pedidos oficializados ao município, solicitando tanto a implantação das lombadas quanto a instalação de iluminação em LED no trecho, considerado um dos pontos mais críticos do acesso ao bairro.

Desafios técnicos e cronograma
A instalação das lombadas dependia, primeiro, da melhoria na iluminação pública. Com o apoio da Secretaria de Obras, responsável pelo setor, o trecho recebeu iluminação em LED, possibilitando o avanço das próximas etapas. O processo seguiu o cronograma obrigatório: dois meses para a colocação das placas de sinalização e mais três meses até a instalação efetiva dos redutores.

Com todas as fases cumpridas, as lombadas foram finalmente implantadas, medida vista pela comunidade como um passo significativo para aumentar a segurança no local e reduzir o risco de novos acidentes.

Últimas notícias

Resultado será mantido em sigilo, com divulgação somente após o último disparo. (Foto: Divulgação)
Ícone do signo de Áries em um círculo colorido com fundo azul-claro
Ilustração do signo Áries, com a figura de um carneiro curvado com chifres, desenhado em azul sobre fundo azul-claro
Ilustração de uma cabra na cor rosa e com chifres verdes em um fundo azul-escuro
Ilustração do símbolo de leão em um fundo rosa

Mais lidas

Morador-de-SC-aluga-casa-e-acha-ossada-humana-no-quintal
Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2026-04-07 at 09.48
Serra Dona Francisca 2
GIL RIBAS - Divulgação (1)

Notícias relacionadas