A campanha para arrecadação de donativos em prol do Rio Grande do Sul continua a todo vapor. Os itens podem ser deixados na Lojas Quero-Quero, situada na Avenida Argolo, no Centro, em horário comercial. Essa ação está sendo realizada em todas as 550 unidades da rede.
A gerente da loja são-bentense, Ângela Ulatoski, conta que já foi enviada uma carreta repleta de suprimentos e outro caminhão ainda deve ser encaminhado nos próximos dias com destino às áreas afetadas. No momento, a necessidade maior é por galões de água, leite e ração para os animais. “Roupas não vamos mais arrecadar, já não temos mais espaço em nosso CD (Centro de Distribuição)”, explica.
Assim que as enchentes tomaram o Rio Grande do Sul, a empresa anunciou a campanha nas rádios de São Bento do Sul e a iniciativa chamou a atenção da Prefeitura, que decidiu fazer uma parceria. A colaboração foi firmada principalmente pela praticidade de armazenamento e transporte das doações, tornando a loja um dos pontos oficiais de arrecadação.
A ação não tem prazo para encerrar, segundo Ângela, justamente porque a rede varejista iniciou suas atividades na cidade gaúcha de Santo Cristo, no final década de 60, como uma pequena empresa de comércio e representações. Ou seja, há um forte vínculo histórico e emocional com a região.
Um mês das enchentes
Nesta semana completou um mês desde que as fortes chuvas atingiram o Rio Grande do Sul, configurando a pior tragédia climática da história do estado. As enchentes provocaram a morte de pelo menos 169 pessoas e afetaram mais de 2,3 milhões de indivíduos, causando um impacto devastador nas comunidades locais.
Conforme dados da Defesa Civil, 471 municípios foram afetados, isto é, quase 95% de todas as cidades gaúchas. Nas últimas semanas os trabalhos ficaram focados nos resgates. Estima-se que pelo menos 80 mil pessoas tenham sido salvas por agentes de segurança e voluntários de todo o país, e 47.651 ainda permanecem em abrigos.
Além disso, a tragédia causou grandes danos à infraestrutura. Cerca de 67 trechos de rodovias estão com bloqueios totais ou parciais em 36 rodovias, incluindo estradas, pontes e balsas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕