O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina abriu nesta semana as inscrições para o Curso de Noções de Primeiro Socorros para Profissionais da Educação. A capacitação vem de encontro com a lei 13.722/2018, também conhecida por Lei Lucas. As aulas acontecem de maneira online e o principal objetivo é capacitar os profissionais dentro das unidades escolares para as mais variadas situações em que sejam necessários aplicar os primeiros socorros.
As atividades estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle desde segunda. Conforme a ementa do curso, a ideia é “capacitar educadores para a identificação e o manejo adequado de situações de urgência e emergência, garantindo a segurança dos alunos e do ambiente escolar”.
Dentre os conteúdos a serem trabalhados estão a introdução aos primeiros socorros, orientações sobre segurança e prevenção, avaliação de cena, emergências respiratórias, ressuscitação cardiopulmonar, choque e etc.
As inscrições são gratuitas através do site ead.cbm.sc.gov.br. O curso, que tem carga horária de 20 horas, é destinado para diretores, professores, funcionários e demais profissionais que atuam em instituições de ensino básico e de recreação infantil. Maiores informações e dúvidas podem ser sanadas através do e-mail diedieadch@cbm.sc.gov.br.
Sobre a Lei Lucas
A lei em questão leva o nome do jovem Lucas Begalli, que faleceu com apenas 10 anos após uma asfixia mecânica. Ele estava em um passeio escolar quando se esgasgou com um pedaço de salsicha de cachorro quente e teve sete paradas cardíacas antes de receber atendimento hospitalar. Conforme informações à época, Lucas não recebeu os primeiros socorros de forma rápida e adequada, o que poderia ter salvo sua vida.
Sancionada em 2018, a Lei Lucas obriga escolas públicas e privadas, de educação infantil e básica, a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. Cabe às instituições de ensino ministrar cursos que capacitem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕