O cardeal americano Robert Prevost foi anunciado nesta quinta-feira (8) como sucessor de Pedro (primeiro Papa da Igreja Católica) e adotou o nome de Leão XIV. A revelação foi feita por volta das 14h15, da sacada da Basílica de São Pedro, com o tradicional anúncio: “Habemus Papam”.
A confirmação da eleição ocorreu uma hora antes, com a aparição da fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, sinal de que os cardeais haviam chegado a um consenso. Logo depois, os sinos da Basílica Vaticana tocaram, e a Praça de São Pedro explodiu em aplausos e orações.
A eleição aconteceu no segundo dia do conclave, iniciado na quarta-feira (7), com a participação de 133 cardeais com menos de 80 anos. Sete brasileiros estavam entre os eleitores.
Nascido em Chicago (EUA), Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa norte-americano da história da Igreja e o primeiro de um país de maioria protestante. Sua trajetória religiosa se desenvolveu principalmente na América Latina, especialmente no Peru, onde ocupou cargos de destaque. Ele também era prefeito do Dicastério para os Bispos e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina no Vaticano.
Prevost é visto como reformista, alinhado à abertura iniciada por Francisco, e tem formação sólida em teologia, além de ser um conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica. Foi ordenado padre em 1982 e atuou como missionário no Peru.
Prevost liderou uma oração pública, no Vaticano, pelo papa Francisco durante sua internação, pedindo pela saúde do então pontífice.
Com informações do portal G1.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕