Após ser submetida a terapia Car-T Cell, em Curitiba, Lara Lang segue em recuperação na UTI do Hospital Erastinho. Ela realizou o procedimento pelo SUS, porém, concedido por ordem judicial contra a União.
Segundo o pai da são-bentense, Jaime Lang, a filha apresentou algumas reações após a terapia. Hoje, o seu quadro já está bem controlado e sendo monitorado diariamente pela equipe médica. Lara segue na UTI, mas como seus exames estão apresentando melhoras significativas, a expectativa é de que ela ganhe alta nas próximas semanas. “Está tudo ocorrendo conforme previsto, agora é só uma questão de tempo. A esperança é enorme”, comenta.
Assim que deixar o hospital, Lara terá que permanecer em Curitiba. Por isso, a família alugou um apartamento para acomodá-la nesse período. Ainda não há previsão para o seu retorno à São Bento do Sul.
Batalha judicial
A terapia Car-T Cell tem um custo aproximado de R$ 2,5 milhões. Quando a família soube do valor, iniciou uma campanha para arrecadar recursos e também deu entrada numa batalha judicial. Para agilizar o tratamento caso o dinheiro necessário fosse levantado, as células de defesa da paciente já haviam sido coletadas em fevereiro. Assim que saiu o resultado da ação em favor de Lara, o procedimento foi rapidamente realizado.
Esse método utiliza as células T, que atuam na defesa do organismo. Elas são retiradas do sangue do paciente e alteradas geneticamente para que se encaixem na superfície das partículas cancerosas e possam atacá-las. O material é multiplicado em laboratório no exterior e reinserido no paciente.
A terapia é inovadora e de caráter curativo para determinados tipos de cânceres hematológicos, ou seja, originados nas células sanguíneas. Já o Hospital Erasto Gaertner foi o primeiro centro homologado do sul do Brasil para atuar com terapia Car-T Cell, em 2022.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕