Uma jovem de 19 anos foi assassinada a facadas em Palhoça, na Grande Florianópolis, por volta das 21h45 de quarta-feira (1º), tornando-se a primeira vítima de feminicídio em Santa Catarina em 2025. O companheiro da vítima, de 33 anos, foi preso preventivamente na noite de quinta-feira (2), suspeito do crime.
De acordo com a delegada Gisele Farias, testemunhas relataram que houve uma discussão entre o casal, que terminou com o assassinato. A vítima foi encontrada pela Polícia Militar dentro de casa com vários ferimentos. O Samu foi acionado, mas a jovem não resistiu aos ferimentos.
O suspeito não estava na residência no momento em que a polícia chegou, mas foi localizado no dia seguinte após buscas realizadas pela Polícia Civil. Segundo a delegada, alguns relatos sobre o relacionamento do casal apontam desavenças frequentes, embora outros afirmaram que eles viviam uma relação normal.
Conforme o 16º Batalhão da Polícia Militar, o homem tem um extenso histórico criminal, com registros por lesão corporal, roubo, tráfico de drogas, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Já a vítima não tinha passagens pela polícia.
Em 2024, Santa Catarina registrou 48 feminicídios, um número abaixo dos 53 casos de 2023. Recentemente, o governo federal sancionou uma lei que aumentou a pena para feminicídios, passando de 12 a 30 anos para 20 a 40 anos de prisão.
Em casos de violência doméstica em Santa Catarina, a população pode solicitar ajuda pelo WhatsApp da Polícia Civil (48) 98844-0011, pela Delegacia Virtual (delegaciavirtual.sc.gov.br), pelo Disque 100 ou 182, ou pela Polícia Militar, pelo número 190.
Fonte: Portal G1
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕