O ano começou com um bom exemplo em São Bento do Sul. De acordo com a Polícia Militar, no dia 23 de janeiro o desempregado Leandro Teixeira da Silva, de 25 anos, dirigiu-se à agência do Bradesco, no Calçadão, para fazer um depósito. O rapaz, morador do bairro Serra Alta, ao pegar um envelope na área de autoatendimento, percebeu que este continha dinheiro, sem qualquer identificação.
Conforme relatos, Leandro inicialmente pensou em deixar o envelope no local, ideia logo abandonada, porque um terceiro poderia se apoderar dos valores. Como ao lado da agência existe o módulo da PM, ele resolveu entregar o envelope – com os R$ 200 – aos policiais. Assim, foi registrado um boletim de ocorrência, e o material ficou com a PM.
Os policiais, então, entraram em contato com o banco para tentar esclarecer o caso. Por meio do gerente administrativo Victor Luis Cherubin, a PM soube que, no dia do ocorrido, uma correntista fez um procedimento em um dos caixas eletrônicos digitando o valor de R$ 200, mas depositando um envelope vazio e sem identificação. Com o auxílio das câmeras de monitoramento da área de autoatendimento, Victor identificou a correntista como Ana Paula Nunes, 25 anos. No mesmo dia, ela inclusive entrou em contato com o banco para relatar que havia percebido o erro ao consultar o extrato de sua conta.
Com o “mistério” desvendado, na sexta-feira a Polícia Militar reuniu os envolvidos na situação, e Leandro entregou para Ana Paula o envelope com o dinheiro. Indagado pela PM, Leandro explicou os motivos que o levaram a agir dessa forma. “O dinheiro poderia me ajudar, mas não era meu, e eu não sabia quem era o dono. Essa pessoa poderia precisar desse dinheiro”, disse. “Eu sabia que os policiais poderiam encontrar o verdadeiro dono. Se eu estivesse esquecido o envelope, também gostaria que me devolvessem”, completou.