As recentes mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação, que flexibilizaram etapas e reduziram custos, já estão em funcionamento em Santa Catarina. Um dos primeiros a iniciar a habilitação pelo novo modelo é o são-bentense Thiago Rogalevski, de 18 anos. Menor aprendiz na PKC Group, Thiago está tirando a primeira habilitação para carro e moto.
Thiago afirma que o novo formato tornou o processo mais acessível financeiramente. Segundo ele, o custo ficou quase 50% menor em comparação ao ano passado, o que tornou mais viável realizar as categorias A e B juntas. No total, o jovem estima que irá pagar pouco mais de R$ 2 mil para obter a primeira CNH.
“Eu resolvi escolher essa nova forma por causa da redução dos custos e também por ser mais rápido. Fiz as aulas teóricas de forma online pelo aplicativo CNH do Brasil, o que levou cerca de seis horas. Depois fui ao Detran para fazer a coleta de foto e impressões digitais, além dos exames médico e psicológico. Em seguida, marquei o exame teórico já para o dia seguinte”, relata.
Ele conta que conseguiu aprovação, mas enfrentou certa dificuldade. “Passei com um pouco de dificuldade, porque o conteúdo que estudei era bem básico e resumido. Por isso, agora contratei aulas práticas na autoescola. Todo esse processo aconteceu em menos de uma semana e a expectativa é concluir as aulas práticas, fazer o exame e encerrar a habilitação em mais uma semana”, completa.
Leia também outras matérias sobre o assunto:
– Mudanças na CNH entram em vigor em SC e podem reduzir custo em mais de 50%
– Novo modelo da CNH: como começar e quais etapas continuam obrigatórias
– Paraná adota novas regras da CNH e readequa processo de habilitação
– Veja quem tem direito à renovação automática da CNH






