O empresário João Osmar Mendes, conhecido no meio político como João Padeiro (PSDB), foi eleito prefeito de Piên na eleição suplementar realizada domingo (17). Ele recebeu 57,10% dos votos válidos, o equivalente a 4.305 votos, contra 3.235 de Ney Ciupka (PDT), representando 42,90% dos votos válidos. Ao todo, 8.227 eleitores compareceram nas urnas, e ainda foram registrados 261 votos em brancos e outros 426 nulos. Houve ainda, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 983 abstenções.
Esta foi a terceira vez que João disputou a Prefeitura. Na últimas delas, em 2016, ele acabou perdendo por uma diferença de apenas 115 votos, mas agora pôde comemorar a vitória. O prefeito eleito acompanhou a apuração de sua casa, junto da família, amigos e do vice-prefeito, o também empresário Pedro Zanqueta.
Padeiro será empossado no dia 4 de abril e disse ainda que a diferença de votos não importa. Para ele, o mais importante agora é provar para a população pienense que será um bom prefeito. “Agora é preciso administrar para população, pois é isso que os munícipes esperam de mim”, acrescentou.
Ao contrário dos últimos anos, a festa da vitória ocorreu em Trigolândia, onde João Padeiro reside. A movimentação de pessoas foi grande e as comemorações se estenderam até o fim da noite de domingo, com grande presença de policiais militares que fizeram várias rondas ostensivas tanto em Trigolândia, como no Centro, garantindo a segurança de todos.
Mais informações sobre a disputa eleitoral no jornal impresso desta segunda-feira (18).