Já completou uma semana que Gilmar Chagas vem realizando a romaria até o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. O são-bentense, acompanhado do irmão, Aderbal Ferreira das Chagas, segue firme na peregrinação, a qual irá percorrer cerca de mil quilômetros como forma de agradecimento pelas graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora Aparecida. Os dois estão fazendo o trajeto cavalgando em mulas e burros, alternando os animais entre os dias.
Mas, como menciona Gilmar, o caminho não tem sido fácil, e eles têm enfrentado alguns obstáculos. Da última quarta-feira até domingo, choveu bastante nas regiões por onde eles vêm passando. Além disso, o ônibus de apoio apresentou problemas devido às estradas — muitas delas, em cidades do interior — serem estreitas e com muita lama. “Precisou ser guinchado cinco vezes. Mas estamos firmes. O senhor Jaime, nosso motorista, segue firme junto do nosso propósito”, explica.
Padroeira do Brasil
Gilmar e Aderbal iniciaram a romaria no dia 1º de junho, saindo de sua residência, no bairro Mato Preto, em direção ao Santuário Nacional de Aparecida. A peregrinação é uma forma de agradecimento pela cura do câncer no estômago — algo que, segundo Gilmar, contou com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida na recuperação. Agora, para expressar essa gratidão.
O caminho será longo, pois eles estão seguindo pelas estradas do interior, o que, segundo estimativas, deve levar quase 30 dias até chegarem à igreja. Os irmãos contrataram um motorista para conduzir o micro-ônibus e a carretinha, que transportam os alimentos e roupas da dupla, além da ração, dos medicamentos dos animais e dos equipamentos de montaria. Para não cansar os bichos, há um revezamento, onde cada um levará dois animais, alternando-os a cada dia. Enquanto um segue montado, o outro descansa na carretinha. Outra coisa que Gilmar está levando é uma bandeira de São Bento do Sul, que será deixada na Sala das Promessas.
Confira mais informações na edição impressa desta terça-feira (10).
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕