A sede da Prefeitura de São Bento do Sul precisa passar por uma série de adequações relacionadas ao Plano de Controle de Combate a Incêndios (PCCI) e aos autos de fiscalização emitidos pelo Corpo de Bombeiros para obter o “Habite-se”. Para tanto, o governo municipal vai investir até R$ 171 mil, conforme o edital da licitação marcada para o dia 18. Após a assinatura do contrato, a empresa vencedora terá quatro meses para finalizar os trabalhos.
A concorrência pública estabelece a necessidade de instalação de equipamentos e mecanismos como extintores, placas de sinalização – inclusive luminosas –, luminárias de emergência, detectores de fumaça, central de alarme, sistema hidráulico preventivo, gerador portátil, saídas de emergência, guarda-corpos, fitas antiderrapantes e outros, bem como adequações em áreas de madeira.
O engenheiro civil Gabriel Loureiro, da Secretaria de Planejamento, informa que serão feitos investimentos nos chamados “sistemas vitais” do prédio da Prefeitura. “O objetivo do projeto é avançar nestes quesitos importantes para estar alinhado com as exigências do Corpo de Bombeiros, além de promover maior segurança para os servidores e para a população”, explica ele.
Segundo a assessoria da administração municipal são-bentense, a Prefeitura retirou seu “Habite-se” há mais de 20 anos, “sendo que as normas foram se atualizando com tempo e o layout da edificação também foi sendo mudado”, havendo necessidade de atender tais normais e buscar o novo “Habite-se”.
Terceira sede
O prédio, que já abrigou a Lojas Hermes Macedo (HM), é a terceira sede do Poder Executivo local, conforme a arquivista Vera Alice Arnholdo, do Arquivo Histórico Municipal. A aquisição da atual sede, que fica na Rua Jorge Lacerda, foi concluída em 1997, lembra ela, e em 1999 a Prefeitura passou a ocupá-la.
Anteriormente, o governo municipal funcionou nas proximidades da Celesc, na Rua Nereu Ramos (entre 1977 e 1999), e no prédio de Departamento de Turismo (de 1904 a 1977), na hoje denominada Praça Jardim dos Imigrantes.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕