Invasão Zero

Iniciativa é do deputado Sargento Lima (PL)

• Atualizado 6 horas atrás.

O grupo quer criar ações preventivas contra ocupações de terras em Santa Catarina (Foto: Jeferson Baldo/Agência AL)

Movimento em defesa da propriedade privada foi lançado na Alesc, com a instalação da Frente Parlamentar “Invasão Zero”. A iniciativa do deputado Sargento Lima (PL), coordenador do colegiado, conta com a adesão dos parlamentares Oscar Gutz, Nilso Berlanda, Ana Campagnolo e Maurício Peixer (todos do PL), Antídio Lunelli (MDB) e Napoleão Bernardes (PSD).

O grupo quer criar ações preventivas contra ocupações de terras em Santa Catarina, além de estabelecer punição aos agentes e aos organizadores das invasões. O evento de lançamento da Frente teve a participação do Movimento dos Trabalhadores com Terra (MCT), criado em Santa Catarina em abril deste ano. Entre as propostas já apresentadas está a que impede que invasores de propriedades rurais e urbanas exerçam função pública ou tenham acesso a linhas de crédito e programas do governo estadual.

Delegacia
A Frente Invasão Zero vai encaminhar ao governo do estado a proposta de criação de delegacia especializada em caso de invasões de terra, além de projeto denominado Campo Seguro, algo semelhante ao que já ocorre nas cidades com a Rede de Vizinhos, em que os moradores atuam em conjunto com a polícia. “Estamos valorizando o agronegócio”, disse Sargento Lima.

Empresas
Dados da Junta Comercial do Estado de SC (Jucesc) mostram que 75,5 mil novas empresas foram abertas em 2025, crescimento de 21,4% em relação ao mesmo período de 2024. O setor de transporte e armazenagem lidera com acréscimo de 11 mil CNPJs, 36% a mais que em 2024. O comércio e reparação de veículos, com 9,6 mil novos CNPJs, vem atrás.

Cenário
Com o lançamento do nome de Afrânio Boppré como pré-candidato do PSOL ao governo do estado, já são quatro os pré-postulantes ao Centro Administrativo – dois pela direita, Jorginho Mello (PL) e João Rodrigues (PSD); e dois pela esquerda, Décio Lima (PT) e Afrânio. A ver se a candidatura de Décio se confirma ou se ele partirá em busca de uma das vagas ao Senado.

Pedágio
A Arteris, concessionária da BR-101, anunciou o aumento nos pedágios. A nova tarifa básica passará de R$ 5,20 para R$ 5,70, nas praças de Garuva, Araquari, Porto Belo e Palhoça, a partir de quarta-feira. Entre os argumentos para o aumento estão despesas com desapropriações, os custos com a manutenção e os encargos relativos à execução do Túnel 4 do Contorno de Florianópolis.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Capa da série Sob a Escuridão do Sol com duas mulheres olhando para a frente a um papel de parede florido ao fundo
upa-27497
Cozinha pequena com móveis modulados na cor bege, com parede acima do balcão em verde
xícara branca em pires branco com chocolate quente com cacau em pó. dois tabletes de chocolate com hortelã no pires
MIX - Bosque São Bento - FOTO Elvis Lozeiko

Mais lidas

Notas de falecimento (site) (3)
Notas de falecimento (site) (6)
WhatsApp Image 2025-07-02 at 18.16
WhatsApp-Image-2025-06-30-at-19.56
WhatsApp Image 2025-06-30 at 19.56

Notícias relacionadas