Em pleno outono, as três primeiras semanas de abril foram de calor, muito calor, em São Bento do Sul. Os termômetros ultrapassaram a casa dos 30ºC na maioria dos dias do mês, conforme a estação meteorológica do Samae. Para uma cidade cuja temperatura média é de 19,3ºC, segundo o Panorama Socioeconômico, o clima não é aquele com o qual os são-bentenses estão acostumados.
Porém, uma mudança brusca deve ocorrer, segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram). De acordo com o órgão, o que está por vir vai ficar muito abaixo da temperatura média que faz em São Bento.
Caso a previsão se confirme, a partir desta segunda-feira (25), hoje uma intensa massa de ar frio e seco, de origem polar, vai provocar, a partir da tarde, o declínio acentuado da temperatura em todas as regiões. A meteorologista Gilsânia Cruz prevê inclusive geada nas áreas mais altas, com os termômetros podendo marcar temperaturas negativas ou próximas de 0ºC. Antes do frio, segundo ela, primeiro vem a chuva, com possibilidade de rajadas fortes de vento e granizo isolado.
No jornal impresso desta segunda-feira (25) há a explicação das recentes altas temperaturas e também recomendações da Defesa Civil em caso de chuva forte.