Nesta segunda-feira (17) circulou pelas redes sociais reclamações sobre demora no atendimento do Hospital Sagrada Família. Entre as mensagens, alguns pacientes que buscam a unidade relatam que acabou os testes de Covid-19 na unidade, e que “estão mandando todo mundo embora sem exame”.
A Gazeta questionou a unidade sobre as reclamações, quando recebeu uma nota de esclarecimento da assessoria de imprensa. O hospital ressalta que os testes não acabaram e são realizados após os pacientes passarem pela triagem. A assessoria ainda frisa que os atendimentos aumentaram em 30% desde dezembro.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- Telegram: Receba notícias no Canal de A Gazeta.
Leia a nota na íntegra
“O HMSF possui testes COVID-19 para a população que após passar pela TRIAGEM, encontra-se em situação de Emergência, ou seja, tarja vermelha dentro do protocolo Manchester, que significa um paciente com necessidade de atendimento IMEDIATO, neste caso com síndrome respiratória aguda, precisando de internação.
O uso racional dos testes segue uma orientação da OPAS e da OMS face ao aumento dos casos de COVID-19 da nova variante Ômicron e do surto de Influenza (H1N1) que tem ocorrido não só em São Bento do Sul, mas no pais e no mundo. A exemplo, a emergência do HMSF de dezembro até agora teve um aumento repentino de 30% no atendimento, o que, por si só, já sobrecarrega o sistema.
Por isso, o hospital, através da Emergência, recomenda que no caso de sintomas leves ou apenas suspeitas a população busque os testes disponíveis nos Postos de Saúde mais próximos ou ainda, nas redes de farmácias do município.
Desta forma, conscientes do momento, espera-se a colaboração e entendimento de todos, pois o hospital necessita trabalhar com segurança e capacidade de atendimento nos casos de risco maior de saúde.”
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕