O leite materno é amplamente reconhecido por seus inúmeros benefícios, sendo a forma mais completa de nutrição para os bebês. Rico em anticorpos e nutrientes essenciais, ele fortalece o sistema imunológico dos recém-nascidos, protegendo-os contra infecções e doenças. Para as mães, a amamentação ajuda na recuperação pós-parto, reduz o risco de certos tipos patologias e fortalece o vínculo emocional com a criança.
Reconhecendo a importância desse ato, o Hospital Sagrada Família oferece suporte para as mães também no período pós-parto. Afinal, é crucial que elas se sintam apoiadas e capacitadas durante essa fase para superar possíveis desafios que podem surgir. Ao mesmo tempo, a instituição encoraja as mulheres a fazer a doação de leite materno, um gesto de amor que tem impactos duradouros na vida das crianças e de suas famílias.
A técnica de enfermagem Jucelia Martins da Silva é responsável pelo banco de leite hospitalar. Além de acompanhar as pacientes, ela realiza uma busca ativa por possíveis doadoras, cadastrando-as e fornecendo um kit com frascos esterilizados, bem como orientações sobre a coleta e o armazenamento. Uma vez por semana, a profissional passa na casa ou no trabalho dessas pacientes para fazer o recolhimento do leite materno.
Depois, todo material é enviado para a Maternidade Dona Catarina Kuss, onde passa pelo processo de pasteurização. Apenas 30% retorna para o banco de leite local e passa a ser oferecido para os bebês cujas pacientes enfrentam dificuldades na amamentação logo após o parto. Algumas mães demoram um pouco mais para produzir o colostro, que é a primeira fase do leite, e nestes casos a doação é vital.
O restante permanece na instituição de Mafra. Afinal, trata-se de uma unidade de alto risco que atende toda a demanda de prematuros da região Planalto Norte.
Alguns casos relacionados as mães que recebem alta ainda com dificuldades na amamentação, Jucelia realiza visitas domiciliares, pois muitas mulheres enfrentam barreiras sociais e financeiras que dificultam o deslocamento ao hospital. “Sempre busco ter uma visão macro em relação a cada mãe”, afirma.
Doe vida
Tem interesse em se tornar uma doadora de leite? Entre em contato com a maternidade do Hospital Sagrada Família pelo telefone 99231-5716. Cada gota conta e faz a diferença.
Confira a reportagem em vídeo:
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕