Sábado, 19 de abril de 2025

Homenagem à mulher imigrante em frente ao Saengerhalle

Obra será inaugurada na próxima semana, em frente ao Saengerhalle

• Atualizado 15 dias atrás.

O Instituto Cultural Brasil Alemanha (ICBA) instalou um monumento em frente à Sociedade de Cantores 25 de Julho (Saengerhalle), na Estrada Dona Francisca. A escultura integra o projeto titulado Vila Alemã e será inaugurada no dia 7 de dezembro, às 15 horas. A obra custou R$ 60 mil e foi custeada pela Prefeitura.

A obra retrata a figura de três mulheres e suas diferentes representações na sociedade. A ideia de homenagear as imigrantes, que tiveram papéis tão relevantes no progresso da cidade, surgiu a partir de uma citação feita por José Zipperer, prefeito do cinquentenário da cidade, há 100 anos e registrada em um livro em sua homenagem. “Que se reconheça um dia a importância e contribuição da mulher imigrante no desenvolvimento de São Bento”, cita Jonny Zulauf, atual presidente do ICBA, lembrando que essa é só uma parte do projeto que o instituto pretende desenvolver na intenção de tornar a região, que já é considerada um sítio histórico, ainda mais conhecida e valorizada.

Zulauf explica que o ICBA, existente no município há 35 anos e dedicado especialmente ao ensino da língua alemã, teve o seu funcionamento interrompido com a pandemia da Covid-19 por distintos motivos.Já no ano passado, entendendo a importância da organização perante a comunidade e suas relações diplomáticas, três colegas, entre eles o saudoso Carlos Roberto Werlich, decidiram criar uma diretoria provisória para dar continuidade as atividades. Logo depois, procuraram uma nova sede, abrigando-se no popular Saengerhalle, um local com 142 anos de história e ligado à cultura germânica.

O próximo passo foi fortalecer as relações com o consulado da Alemanha e a administração do Goethe-Institut. “Reativamos todos esses contatos”, afirma. Por fim, começaram a delinear grandes planos para o âmbito cultural, como o monumento. Outra proposta, segundo Zulauf, é construir um Museu da Imigração, ao lado da Sociedade, uma obra estimada em mais de meio milhão. Além disso, pretende-se fazer a revitalização do salão, especialmente através da retomada do restaurante, em 2024. O objetivo, neste caso, é ofertar um local com comida típica para toda a população.

Já a Igreja Luterana, que fica neste entorno, também faz parte dos planos da ICBA. “Ela é muito tímida em termos de apresentação. Por isso, estamos executando uma cúpula em forma de agulha, como é na Europa. Isso dará um visual fantástico para esse espaço”, revela.

Zulauf conta que todos esses planos, somado ainda a um livro sobre a história da Estrada Dona Francisca, sensibilizaram a Prefeitura, que se comprometeu em fazer o calçamento desta área com pedras, buscando preservar a autenticidade original, e a pavimentação asfáltica da Rua Max John, em 800 metros. “Também tem a promessa de um pórtico, próximo ao Restaurante do Maninho, com informações sobre o Museu da Imigração, a Sociedade Cantores, a Estrada Imperial, o Monumento da Mulher Imigrante e assim por diante”, diz.

  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-04-17 at 16.18
sirene-pm-iml-igp-morte_12426-750x430
igreja-cristo-rei-26273-1
Padre Humberto - Zuciane Peres (1)
WhatsApp Image 2025-04-16 at 12.11

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas