Valdecir Antônio de Alvarenga, 42 anos, foi preso pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira (18), na Rua Iracema, bairro Cruzeiro, em São Bento do Sul. Levado à Delegacia, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato e falso documento. O homem se passava por surdo-mudo para conseguir doações. A Juíza da 3ª Vara decretou a prisão preventiva e ele permanecerá preso por prazo indeterminado.
Abordado pela PM, ele se identificou com um crachá da União dos Surdos-Mudos do Brasil com o nome de “Fábio Pereira de Sá”, e mostrou que não possuía outro documento. Diante da suspeita de falsidade ideológica, o suspeito foi interrogado por escrito, e respondia da mesma forma. Contudo, a “casa caiu” quando foi feita uma pergunta oralmente e o mesmo, sem perceber, respondeu por escrito.
Ele foi conduzido para a delegacia, onde confessou que não é surdo-mudo e que já foi preso outra vez pelo mesmo motivo. Ele ainda revelou que utiliza este meio fraudulento desde os 13 anos de idade, ou seja, há 29 anos.
No jornal impresso desta sexta-feira (20), há mais detalhes sobre a apuração do caso.