A história de Rio Negrinho, que comemorou 145 de fundação em abril, será eternizada em um conto em quadrinhos para as crianças da cidade. O projeto, aprovado pela Lei Aldir Blanc no final do ano passado, visa narrar a história da cidade desde os primórdios, passando por fatos importantes como a Estrada Dona Francisca, a Estrada de Ferro e o surgimento da Móveis Cimo. Após impresso, esses livros serão doados para as crianças que frequentam o quinto ano escolar de Rio Negrinho.
O projeto foi proposto pelo historiador Christian Hacke e já está sendo executado. “Quando atuei como professor no município vi que havia uma grande lacuna quando o assunto era a história de Rio Negrinho. Atualmente, os alunos não possuem nenhum material de apoio sobre a formação da nossa cidade, então, de maneira lúdica, queremos criar um impresso que possa ser utilizado por eles e por suas famílias”, explica Christian.
O projeto pretende resgatar importantes fatos da história rio-negrinhense, contextualizando com o atual cenário do município. “Vamos abordar a chegada das primeiras famílias, a formação da primeira vila, o surgimento das estradas Dona Francisca e de Ferro, passando também pela Móveis Cimo, cujo legado ainda é perceptível na produção moveleira atual”, frisa o proponente.
O trabalho conta ainda com uma equipe local, tendo participação da psicóloga Magda Linzmeyer e do ilustrador Ritchie Cantuária, ambos de Rio Negrinho. “A ideia de integrar um profissional de psicologia no trabalho é justamente para auxiliar com uma linguagem mais adequada aos alunos do quinto ano, adaptando a história de maneira que eles possam melhor compreender. Já o Ritchie dispensa comentários, é um grande artista que temos em nossa cidade e com trabalhos que encantam o mundo todo”, afirmou Hacke.
Etapas e estudos
No momento, a proposta está em fase de elaboração do material escrito, seguindo para correção e adaptação do tema. Após essa fase, será a vez da criação artística e da impressão dos livretos, seguindo assim para distribuição em todas as escolas do município.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕