Em 25 de julho de 1824, há exatos 200 anos, chegava ao Brasil o primeiro navio com 39 imigrantes alemães. Após 120 dias da saída dos portos de Hamburgo e Bremen, o destino foi a cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Com a necessidade de povoar a terra, empresas como a Companhia Colonizadora de Hamburgo recrutava moradores de algumas regiões da Alemanha, como a Boêmia e a Baviera, trazendo essas famílias para o Brasil. E foi assim que a cultura alemã teve início no país.
A presença desses povos, juntamente com os austríacos e os poloneses, chegou no território catarinense poucos anos depois. Em 1851 a companhia colonizadora comprava os dotes da princesa Dona Francisca, casada com o príncipe de Joinville, estabelecendo uma colônia onde hoje se encontra o município joinvillense.
Precisando povoar as terras acima da serra, a organização da colônia decide abrir uma estrada ligando os dois pontos. E é justamente na construção da Estrada Imperial Dona Francisca que os imigrantes alemães encontram trabalho e moradia, chegando a São Bento do Sul em 23 de setembro de 1873.
Celebração à imigração alemã
Nesta quinta-feira (25), a Sociedade de Cantores 25 de Julho – Sängerhalle, em parceria com o Instituto Cultural Brasil e Alemanha (ICBA), promove uma noite cultural em homenagem aos imigrantes alemães que chegaram ao Brasil em 1824. O encontro, além de comemorar os 200 anos da imigração, visa valorizar a contribuição cultural dos alemães em São Bento do Sul.
A celebração contará com uma solenidade inicial com a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Alemanha, apresentações dos corais Edelweiss e da Sängerhalle, uma homenagem à Mulher Imigrante e um jantar típico germânico, preparado por produtores locais. Todos os ingressos disponíveis já foram esgotados, prometendo uma festa para celebrar o passado e reafirmar a importância da preservação cultural para as futuras gerações.
No jornal impresso desta quinta-feira (25) você confere mais detalhes sobre a chegada dos imigrantes em São Bento do Sul, além da gastronomia e cultura que ainda influenciam o município e a lista com os nomes dos pioneiros e suas esposas.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕