A licitação para obras de melhorias em trechos da Serra Dona Francisca deu deserta. Na prática, significa que não houve empresas interessadas na concorrência pública. A assessoria da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SIE/SC) explica que um novo edital será lançado em breve, mas ainda não há uma data definida para a publicação do documento que vai embasar as intervenções previstas para a SC-418.
As obras em questão referem-se ao trecho compreendido entre os Km 15,375 e 17,400, englobando a área nos arredores do mirante da serra. Ou seja, os trabalhos vão se concentrar em dois quilômetros de extensão, contemplando alguns dos pontos de maior sinuosidade da rodovia que liga o Planalto Norte catarinense a Joinville.
A SIE/SC ressalta que as condições da serra conferem aos locais características com rampas acentuadas e pouca visibilidade, aumentando as chances de ocorrências de trânsito principalmente envolvendo veículos pesados, que são impactados em suas condições de frenagem.
Os pontos de implantação das áreas de escape, segundo o edital da concorrência deserta, foram determinados justamente após o levantamento dos números de ocorrências. “As áreas de escape têm função de desacelerar e retirar da via principal veículos eventualmente desgovernados”, aponta o documento estatal com as regras da licitação.
Onde
Caso seja mantido o projeto, vão constar no plano de atuação duas áreas de escape, uma na famosa – e perigosa – “Primeira Curva” e outra já nas proximidades do próprio mirante, no local onde um caminhão bateu no fim de janeiro, derramando ácido sulfônico no solo e nas águas da Área de Proteção Ambiental (APA), levando o maior município de Santa Catarina a decretar situação de emergência.
Aumento da visibilidade em alguns trechos (incluindo a reconfiguração dos raios das curvaturas), construção de um estacionamento em frete ao mirante, travessia de pedestres e a reconstrução do próprio mirante estão previstos no projeto original.
Desmembramento
As obras para construção das áreas de escape inicialmente fazem parte de um projeto maior, que, no caso, estabelece a duplicação da área urbana que inicia na BR-101 e segue até o distrito joinvilense de Pirabeiraba, onde começa a serra. Conforme explanações recentes do responsável pela SIE/SC, Jerry Comper, tais obras foram “desmembradas”, com o objetivo de “dar mais agilidade” às intervenções previstas no edital, cujo projeto compreende investimentos que podem chegar a R$ 34,7 milhões.
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