Governo quer mais vagas nas penitenciárias

Governo pretende criar 8 mil vagas no sistema penitenciário e garantir que todos os presos trabalhem

• Atualizado 3 meses atrás.

Criar mais 8 mil vagas no sistema penitenciário e fazer com que todos os presos trabalhem, são dois objetivos anunciados pelo governador Jorginho Mello, durante evento realizado em parceria com o Tribunal de Justiça de SC, nesta terça-feira (11) em Florianópolis. Os dois poderes trabalham em conjunto, com estudos e discussões, para criarem a “Central de Regulação de Vagas”, novo modelo de gestão que visa garantir a melhor distribuição dos presos entre as unidades prisionais e evitar a superlotação em algumas unidades.

A medida ganha importância a partir de outro anúncio recente de Jorginho Mello, que pretende em dois anos desativar o Complexo da Penitenciária da Agronômica, localizado na região central de Florianópolis. O Presídio de Blumenau, também em área urbana, é outro que está na mira para ser desocupado.

Lotação
O movimento para modernizar o sistema penitenciário catarinense se impõe diante dos números da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social. Em 2023, foram 27.779 entradas nas unidades prisionais. Em 2024, o número aumentou e foram 30.759 entradas nessas mesmas unidades, 11% maior na comparação com o ano anterior.

Bom motorista
Está na pauta da Alesc para este primeiro semestre o projeto de lei do deputado Napoleão Bernardes (PSD) que prevê a criação do programa Bom Motorista” cujo objetivo é premiar os condutores responsáveis com desconto de 5% no pagamento do IPVA para quem não tiver cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses.

Pedágio
O deputado estadual Sérgio Guimarães (PSD) participou de blitz num dos pedágios administrados pela CCR, na BR-101 Sul, e constatou as longas filas. Há, na concessão, exigência de abertura das cancelas em caso de demora superior a 10 minutos. Apesar do apelo, a CCR não liberou as passagens. Mas colocou mais funcionários, o que reduziu o tempo de espera.

Crea SC
O presidente do Crea SC, Carlos Alberto Kita Xavier, fez um balanço das ações da entidade e destacou a filosofia que o Conselho Regional de Engenharia adotou em sua gestão. “O Crea era visto antes como um órgão fiscalizador e aplicador de multas. Mudamos nossa linha para sermos mais parceiros, mais colaborativos”. O Crea SC tem mais de 70 mil filiados no estado.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Ilustração do signo de Áries dentro de um círculo rosa
Criança loira em aula de natação com instrutora, em piscina coberta
Notas de falecimento (site) (3)
Prato branco com risoto decorado com cebolinha e castanhas picadas
BURACO - Christian Hacke (3)

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas