Governo prepara ajuda às empresas de SC

Medidas como crédito de ICMS e postergação de impostos estão entre as alternativas de análise para minimizar os impactos da tributação americana de 50%

• Atualizado 14 horas atrás.

A expectativa é de que o governador possa anunciar as medidas na próxima semana (Foto: Eduardo Valente/Secom)

O secretário da Fazenda, Cleverson Sievert, está finalizando um projeto para apresentar ao governador Jorginho Mello de ajuda às empresas catarinenses atingidas pelo tarifaço de 50% imposto pelos EUA. Alternativas como o crédito de ICMS, postergação de pagamento do imposto e linhas de financiamento estão em estudo como possíveis ações de apoio ao setor produtivo. A expectativa é de que o governador possa anunciar as medidas na próxima semana.

O estado será atingido em todas as suas regiões: Grande Florianópolis – empresas de tecnologia, softwares, equipamentos, nanotecnologia e iates de luxo; Sul – segmentos de revestimentos cerâmicos, metais e moda; Norte – autopeças, compressores, motores elétricos, confecções, móveis e eletrodomésticos; Vale do Itajaí – confecções, transformadores e indústria náutica; Oeste – exportações de frango e carne suína, além de máquinas industriais; Meio-Oeste – móveis, papel e gelatina e Extremo-Oeste – móveis de alto padrão e produtos lácteos.

Isentos
Alguns setores como o de aeronaves civis, peças e motores; a indústria madeireira e de celulose; o de carvão mineral, além de metais específicos, como ferro-gusa, silício e ferroníquel ficaram fora da taxação de 50% e beneficiarão regiões como Norte, Sul e Serra Catarinense, num alívio para empresários e trabalhadores.

Impeachment
O senador Esperidão Amin usou as redes sociais para criticar o ministro do STF, Alexandre de Moares, alcançado pela Lei Magnitsky, imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O parlamentar catarinense destacou que lutará pelo impeachment do magistrado e classificou de “abuso de autoridade” os movimentos realizados pelo membro da Suprema Corte.

TJSC
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) é oficialmente candidato a uma vaga de desembargador do TJSC, via OAB/SC. Advogado há mais de 30 anos, o parlamentar – que já anunciou que não vai concorrer a cargo eletivo – espera conseguir os votos necessários dos advogados de SC para estar na lista sêxtupla do 5º Constitucional, que será enviada ao governador Jorginho Mello.

Feminicídio Coordenadora da Bancada Feminina, deputada Paulinha (Podemos) repudiou os casos de violência contra mulheres ocorridos recentemente e lembrou números que assombram: em SC, conforme dados do Observatório da Violência contra a Mulher, 51 mulheres foram mortas em 2024. E até junho de 2025, esses números chegaram a 23 casos oficiais de feminicídio.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Giovanna-Schmidhauser-Schwarzbach-944x531
Maior-cobra-de-SC-resolve-tirar-cochilo-em-berco-de-bebe-em-Jaragua-do-Sul-2-944x531
Exportações
Sashimi de salmão suspenso por hashis
Trânsito

Mais lidas

Notas de falecimento (site)
WhatsApp Image 2025-07-25 at 15.29
MIX - Piso dos moveleiros - Layra Olsen Arquivo
Reunião Sindusmobil
Rafael de Andrade Fonseca

Notícias relacionadas