Terça-feira, 6 de maio de 2025

Golpistas se passam por advogados e pedem adiantamentos em dinheiro a clientes de São Bento; entenda o golpe

OAB alerta que criminosos usam dados públicos e imagens reais para enganar clientes

• Atualizado 6 horas atrás.

Presidente da Comissão de Combate ao Estelionato Digital da OAB falou sobre o tema (Foto: Christian Hacke / A Gazeta)

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de São Bento do Sul, relata que o nome de diversos profissionais está sendo utilizado para aplicar golpes na região. Os criminosos se utilizam de informações como o nome do advogado, registro na ordem, imagens desses profissionais e outros dados para enganar seus clientes, cobrando adiantamentos em dinheiro para que o processo possa seguir. Frente a isso, é preciso tomar uma série de cuidados.

Conforme o advogado Paulo Thiago Mariano, presidente da Comissão de Combate ao Estelionato Digital da Subseção de São Bento do Sul, esse tipo de fraude tem preocupado os profissionais da ordem. “Eles vão até nossas redes sociais, capturam as nossas imagens e acabam entrando em contato com alguns clientes. Os dados dos processos, salvo aqueles que têm segredo de justiça, são de consulta pública. Os golpistas vão em busca desses dados, entram em contato com esses clientes que nos constituíram e criam uma narrativa muito convincente”, frisa Mariano.

Como funciona o golpe
Os golpistas utilizam técnicas sofisticadas de convencimento, fazendo-se passar por advogados legítimos e solicitando pagamentos, geralmente via PIX ou boletos, sob a alegação de que seriam necessários para liberar valores em processos judiciais.

Esses criminosos exploram dados disponíveis publicamente nos processos judiciais e entram em contato com as vítimas por meio de canais digitais, como o WhatsApp, utilizando até mesmo o número e a identidade de advogados reais. Em muitos casos, incluem a foto do perfil do próprio advogado para aumentar o nível de convencimento. Entre as táticas utilizadas estão a clonagem de contas e a criação de perfis falsos.

A OAB alerta que os Tribunais não solicitam qualquer tipo de pagamento antecipado para liberação de valores. Em caso de qualquer dúvida sobre solicitações desse tipo, é fundamental que o cidadão procure pessoalmente seu advogado de confiança, evitando qualquer transação financeira com desconhecidos.

Informações
A OAB de São Bento do Sul reforça que está à disposição da população, em sua sala no Fórum local, para prestar apoio e orientação em casos suspeitos. Através do link www.oabsc.com/contragolpedaordem é possível conferir outras dicas e informações sobre esse tipo de golpe.

Dicas importantes:

– Desconfie de contatos inesperados: Suspeite sempre que alguém solicitar pagamentos urgentes em nome de um advogado ou do Judiciário, mesmo que utilize a imagem de perfil do advogado contratado. É fundamental confirmar quem realmente está por trás da mensagem.

– Nunca compartilhe dados pessoais ou bancários: Informações como CPF, RG, senhas ou dados bancários devem ser mantidas em sigilo absoluto.

– Confirme diretamente com seu advogado: Ao receber qualquer solicitação, entre em contato diretamente com seu advogado, de preferência de forma presencial ou por telefone oficial.

– Registre um Boletim de Ocorrência: Caso seja vítima, reúna todas as provas da comunicação, como capturas de tela, comprovantes de pagamento e demais documentos, e procure a delegacia para registrar a ocorrência.

Confira a matéria completa no jornal impresso deste sábado (2).


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

WhatsApp Image 2025-05-05 at 17.54
MIX - Licitação para obras no Parque 23 - FOTO Elvis Lozeiko (1)
pexels-cottonbro-10466266-3-1536x1024-1
Vila União
comercio rio negrinho

Mais lidas

download
WhatsApp Image 2025-05-01 at 10.50
WhatsApp Image 2025-05-02 at 17.55
WhatsApp Image 2025-05-03 at 09.10
Nesta sexta-feira um micro-ônibus com a delegação de Balneário Rincão se envolveu em um acidente (Foto: Divulgação)

Notícias relacionadas