A Polícia Militar em Rio Negrinho registrou na última semana um boletim de ocorrência referente a um golpe virtual sofrido por uma empresária local. A vítima, ao baixar um aplicativo na Play Store, foi abordada por um suposto fornecedor via WhatsApp. Durante a conversa, recebeu um arquivo APK (aplicativo), que, ao ser clicado, concedeu acesso ao celular da vítima ao golpista.
“Esse incidente serve como um alerta para todos os usuários de smartphones. É fundamental que, ao baixar aplicativos, os usuários estejam atentos aos comentários e avaliações de outros usuários na Play Store e na App Store. Comentários negativos ou suspeitos podem ser um sinal de alerta sobre a segurança do aplicativo”, destaca a Polícia Militar.
A PM reforça também a importância de os usuários nunca aceitarem permissões para arquivos recebidos de fontes desconhecidas e também não clicarem em links suspeitos. “A segurança digital deve ser uma prioridade, e a cautela pode evitar que mais pessoas se tornem vítimas de fraudes. A Polícia Militar recomenda que, em caso de suspeita de golpe, compartilhem informações que possam ajudar a prevenir novos casos”, completa a PM.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕