Segunda-feira, 7 de abril de 2025

Futebol, diversão e amizade no Clube Estrada Velha

Time do bairro Serra Alta promove o esporte e a amizade

• Atualizado 3 dias atrás.

Em 1953, um grupo de amigos costumava se reunir para jogar futebol em um campo no bairro Serra Alta, na Rua Carlos Rueckl, conhecida como Estrada Velha. A origem de tudo começou ali e, com o passar dos anos, foi sendo desenvolvida e passada de geração para geração. O objetivo era sempre o mesmo: jogar uma partida de futebol, promover a diversão e a amizade.

Na época, o Clube Estrada Velha ainda não existia oficialmente, mas com o passar dos anos, essa parceria foi prosperando entre as crianças que moravam em Serra Alta. Os amigos de escola continuavam a brincar no mesmo campo cheio de morrinhos e de pássaros da espécie “quero-quero” que tomavam conta do pasto.

“Eu e uns amigos nos juntamos e demos continuidade, onde logo após a escola, a gente ia jogar bola, valendo chaveirinho, no mesmo campinho onde nossos pais, avôs, tios e outros moradores da região brincavam antigamente. A gente cuidava daquele campo, pegamos até as traves antigas que estavam guardadas no rancho do meu avô e deixamos aquele campo praticamente oficial”, conta Elisandro Ramos, um dos fundadores do time e torcedor fanático do Flamengo.

Os anos foram passando e o que antes era apenas uma turma de amigos jogando bola nos campinhos, se tornou um time de futebol, que participava de torneios, festivais e outros campeonatos de futebol na região. Sempre que participavam, eram chamados de “os piás da Estrada Velha”, por outros jogadores da região.

“O pessoal vinha do bairro 25 de Julho e de outros lugares para jogar no nosso campo. Depois a gente também começou a jogar os primeiros torneios lá na cancha JK, do falecido Jorge Kollross, que falava do nosso time e nos mencionava como time da Estrada Velha nos torneios realizados por ele, foi aí que surgiu o nome do Clube”, conta Elisandro.

Segundo o morador de Serra Alta, em 2000 foi fundado o Clube, que trazia seu primeiro uniforme na cor azul, com o escudo desenhado à mão por um dos participantes do grupo.

“O escudo simboliza o campo onde a gente jogava quando crianças e o pássaro quero-quero, porque tínhamos que desviar deles também, pois viviam atacando a gente. Tem também o morro e os pinheiros que existem até hoje. E foi assim que iniciou, reunindo os amigos, participando dos torneios valendo garrafões de vinho e sempre com a resenha final do jogo”, relembra.

Valorização dos amigos
Os anos foram passando, e atualmente com 23 anos o Clube ainda participa de alguns campeonatos, mas de acordo com Elisando, tem como seu principal objetivo reunir os amigos todas as terças-feiras em seu horário de futebol society no campo e lanchonete do João, também no bairro Serra Alta.

“Recentemente fomos bicampeões em um torneio regional em Araquari, além de participar de outras competições. Mas nosso objetivo mesmo foi sempre reunir os amigos, onde nesses mais de 20 anos foram muitas amizades. Alguns ainda continuam jogando conosco, uns seguiram outros caminhos e para outros a idade também chegou, porém ainda fazem parte do Clube e incentivam os novos”, destaca.

Trabalho social
Investir no desenvolvimento do esporte também é uma das intenções do Clube, pois conforme Elisandro, o esporte ajuda em todas as partes, por isso o intuito é apoiar os jovens a participarem dos jogos. “Queremos montar um time para os municipais e já contamos com alguns patrocinadores. Nossa ideia é dar todo o suporte, com o uniforme, bolas e principalmente fomentar essa parceria, que não pode acabar”, finalizou.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas