Nas próximas semanas devem ter início as obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal junto a Fundação Hospitalar de Rio Negrinho. Os trabalhos vão ocorrer em modelo de reforma, explica Anderson Godoy, atual interventor da unidade de saúde. “Será onde hoje é a antiga UTI adulto. As obras devem iniciar brevemente, creio que em semanas, com previsão de conclusão em 120 dias após o início”, projeta ele, sobre a unidade que vai contar com 10 leitos que podem ser neonatais ou pediátricos. O investimento é de pouco mais de R$ 1 milhão.
“No que toca a parte documental, hoje existe a habilitação e aprovação de projeto para construção, sendo que após efetuada a reforma da área para receber a UTI Neonatal, acontecerá a avaliação do projeto executado para aprovação de funcionamento pelos órgãos de controle para início das atividades”, informa Godoy, lembrando que várias medidas serão adotadas para que a obra atenda as exigências impostas. “Requer uma série de cautelas, em vista das várias exigências feitas pela Vigilância Sanitária, desde o modelo do piso até as cores empregadas”, detalha.
Sobre a obra
Ainda segundo Godoy, a obra basicamente contempla 10 leitos de UTI, sala de espera para visitantes, quartos dos plantonistas, vestiários, rouparia e quarto de isolamento, com uma estrutura muito semelhante a UTI Adulto. “Só a ala da UTI é reduzida em vista do tamanho de cada leito, ou seja, menor por serem de recém-nascidos ou crianças”, diz. O repasse para a obra foi feito pela Prefeitura no final de janeiro, após aprovação de projeto de lei durante uma sessão extraordinária da Câmara de Vereadores.
Naquela oportunidade, o vereador Rafael Schroeder (PL), que também já exerceu a função de interventor da Fundação Hospitalar, afirmou se tratar da realização de um sonho a conquista da UTI Neonatal para o município. Ele ainda adiantou que já estavam previstos repasses na ordem R$ 800 mil por parte do Governo do Estado, para a compra de equipamentos para a unidade. Em dezembro do ano passado, o hospital inaugurou sua nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral Adulto, também com a oferta de 10 leitos.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕