A Igreja Católica tem um novo papa. A confirmação veio por volta das 13 horas desta quinta-feira (8), quando a tradicional fumaça branca surgiu na chaminé da Capela Sistina, indicando que os cardeais reunidos em conclave chegaram a um consenso sobre o sucessor de Francisco, falecido em abril.
Milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro celebraram o fim da sede vacante com aplausos e orações. Pouco depois, os sinos da Basílica Vaticana soaram, reforçando a mensagem de que um novo pontífice foi eleito.
A identidade do novo papa ainda não foi revelada. De acordo com o protocolo, o cardeal protodiácono anunciará o nome dentro de poucas horas da sacada central da Basílica, com o tradicional “Habemus Papam”. O novo líder da Igreja também fará sua primeira bênção “Urbi et Orbi”.
O conclave começou na manhã de quarta-feira (7) e contou com a participação de 133 cardeais eleitores com menos de 80 anos. A eleição foi rápida, como em 2005 e 2013. Pela regra, o novo papa é escolhido por pelo menos dois terços dos votantes — o que significa que o eleito recebeu, no mínimo, 89 votos. A votação é secreta, e os cardeais não podem se abster nem votar em si mesmos.
Após o resultado, o candidato escolhido respondeu a duas perguntas tradicionais: “Aceita tua eleição canônica para Sumo Pontífice?” e “Como quer ser chamado?”. Esse rito está previsto na Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis, que rege os conclaves.
Antes de ser apresentado aos fiéis, o papa eleito passa alguns minutos sozinho na chamada “sala das lágrimas”, onde pode refletir e se preparar para o novo cargo. O espaço fica à esquerda do altar maior da Capela Sistina, sob a famosa pintura “Juízo Final”, de Michelangelo.
Sete brasileiros participaram do conclave: Dom Paulo Cezar Costa (57 anos), Dom Leonardo Ulrich Steiner (74), Dom Odilo Scherer (75), Dom Jaime Spengler (64), Dom Sérgio da Rocha (65), Dom Orani Tempesta (74) e Dom João Braz de Aviz (77).
O anúncio oficial do novo pontífice é aguardado para as próximas horas.
Informações são do portal O Município Joinville e do Uol.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕