O fonoaudiólogo Giovane Kubiak, que já atuou em Rio Negrinho e região, lançou recentemente uma obra literária sobre um tema muito importante e presente na sociedade atual: o cyberbullying. Intitulado “Lana: Uma história sobre cyberbullying”, o livro traz a história de uma criança que se identifica com esse tipo de crime após uma palestra de uma policial em sua escola.
Geovane conta que a obra é lúdica, recomendada para crianças de 6 a 10 anos. “Ele conta a história da Lana. Ela recebe a visita de uma policial na escola, que vai falar sobre cyberbullying. Então, ela identifica que está sofrendo a agressão e acaba sendo acolhida pela escola, amigos e família, terminando com o colega da sala pedindo desculpas”, explica.
O livro em questão trabalha a prevenção à esse tipo de violência, que é considerada crime. “Ele foi construído com informações da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (DPCAMI), na pessoa da investigadora Isabel Feijó, e tem o prefácio do Dr. Samuel Dal Farra Naspolini, promotor de justiça em Criciúma. Ele foi publicado pela EdiUnesc, editora da Universidade do Extremo Sul de SC, onde faço mestrado”, comentou.
A obra, segundo Kubiak, já está disponível na região. “Ele está disponível para população em geral em São Bento do Sul na Livraria Expedito. Já em Rio Negrinho, o Caminho do Saber vai adotar ele”, frisa o autor.
Projeto CRIAR
O livro de Geovane, conforme o autor, será usado como base para o projeto Criança e Adolescente na Rede (CRIAR), planejado pela Banda Cruzeiro do Sul como forma de trabalhar prevenção às violências e estimular cultura através da literatura. “Nesse primeiro momento, o tema do livro será cyberbullying e estamos projetando novos temas como racismo e inclusão de PcD”, cita ele.
A obra conta com financiamento das empresas Casan, Giassi, Shimano, Scherer e Anjo Tintas nessa primeira edição, e foi aprovado pelo FIA, do Conselho da Criança e Adolescente. “Queremos levar o projeto para São Bento do Sul nos próximos anos porque ele prevê não somente a leitura do livro, mas a contação de história, apresentação artística e a palestra para os pais com a investigadora da DPCMI”, concluiu Kubiak.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕