No ano passado, Flavia Stiegler Habowsky decidiu se aventurar no ramo literário, e agora lança o seu primeiro livro: “A escavadeira de esteira”, publicado pela editora Appris. Uma história divertida sobre força, trabalho em equipe, estratégia e ajuda ao próximo. A obra infantil já está sendo comercializada em livrarias e sites de todo o país, no entanto, o lançamento oficial será no dia 20 de junho, às 19 horas, na Casa da Vó Berta.
Flavia tem dois filhos, Joaquim e Mariano, e depois que eles nasceram optou por se dedicar inteiramente a maternidade. Na infância, ela também sempre cultivou uma paixão pela arte, pela pintura e pelos desenhos, e com a chegada dos filhos teve a oportunidade de retomar essas atividades.
A história que deu vida a sua primeira obra literária surgiu por acaso, quando o caçula pediu que ela contasse uma fábula antes de dormir, hábito que cultivam diariamente. Mas, desta vez, ele queria um enredo diferente, envolvendo uma escavadeira, um dos equipamentos que o pai da são-bentense, ou melhor, o Vô Ivan, possui em sua propriedade rural. “Ele já tinha tratores, caminhão e comprou uma escavadeira para trabalhar em parceria com meu irmão mais novo”, explica.
Mariano ficou encantando com o conto, inclusive pediu que ela o repetisse várias vezes. Em um desses momentos, o seu marido também ouviu e sugeriu que ela publicasse um livro infantil.
Flávia começou a estudar o processo, enviou o manuscrito para uma editora e decidiu fazer a própria ilustração. Todo esse processo levou alguns meses até o exemplar ser finalizado no início deste ano. E quando ela explicou para o filho que aquela história relatada na beira da cama iria se transformar num livro, ele não compreendeu muito bem. “Mas depois de ver a obra pronta e entender que mais crianças poderiam ler a história, ele ficou muito feliz”, afirma.
A autora também já tem mais um exemplar escrito. No entanto, ainda está decidindo se o publicará por meio de uma editora ou se optará pela auto publicação. Independentemente do método escolhido, ela pretende continuar trilhando o caminho da literatura infantil, pois acredita firmemente no propósito desse trabalho e na importância dos livros para o desenvolvimento e enriquecimento da infância.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕