Equipes da Celesc de São Bento do Sul e região estão atuando com mutirões de limpeza de cabos ao longo da rede de energia. Apesar de esses cabos serem de responsabilidade das empresas que compartilham os postes com a Celesc, como as de telefonia e internet, a remoção não é de competência da estatal, mas a intervenção é feita a fim de evitar possíveis acidentes com pedestres ou veículos. Por conta disso, situações semelhantes podem ser denunciadas diretamente pelo telefone de emergência da companhia.
O trabalho é complexo e segue um cronograma de intervenção, sendo necessário isolar um perímetro para as equipes trabalharem sem que o trânsito seja afetado. “O trabalho é complexo porque são muitos quilômetros de rede na jurisdição, que pega São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, além de localidades de Piên e Mafra, que ficam nas divisas. Os pontos mais distantes que temos da sede são de 80 km a 90 km, que fazemos o atendimento. Nossos municípios são grandes e a parte do interior é muito extensa, então temos bastante estrutura e cabeamento”, explica Carlos Becker, gerente regional da Celesc
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Caso o munícipe localize cabos que possam gerar algum transtorno a pedestres ou motoristas, a denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 048 0196, que serve para todo tipo de emergência e falta de energia.
Outra situação que tem ocorrido com maior frequência é o fato de essas empresas de telefonia ou internet terem cortado parte de cabos da rede, deixando pontas dentro de terrenos particulares. Neste caso, a Celesc não pode intervir na remoção. “Isso fica a cargo do morador, a avaliação e a remoção. É um cabo metálico, se estiver encostado em alguma estrutura e estiver descascado, como temos residências antigas que têm aqueles pontaletes na frente da casa, se tiver contato em cima de uma fiação dessa energizada, pode ocorrer a energização desse cabo. Nós não orientamos ninguém a manusear nada”, finaliza Becker.
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