Neste fim de semana, uma grande quantidade de peixes mortos foi encontrada nas praias da Enseada e de Itaguaçu, em São Francisco do Sul, no litoral norte de Santa Catarina. A principal hipótese é que esses peixes tenham sido descartados por barcos de pesca industrial.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), uma equipe técnica esteve nos locais afetados e verificou que não houve acidentes com embarcações, nem sinais de derramamento de produtos químicos, floração de algas, espumas ou manchas de óleo.
A captura acidental, um problema ambiental comum durante a pesca, ocorre quando espécies sem valor comercial são capturadas junto com as espécies-alvo. Esses peixes são devolvidos ao mar, mas, enfraquecidos pelo tempo fora d’água, acabam morrendo e sendo trazidos pelas marés até a areia, onde se acumulam. Este pode ter sido o caso observado neste fim de semana.
As causas exatas do incidente ainda estão sendo investigadas. A SMMA esclareceu que as embarcações citadas pertencem à pesca industrial, sem relação com a pesca artesanal.
Informações são do portal ND Mais.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕