Fim de uma novela de 40 anos

Disputa entre Santa Catarina e Paraná era sobre os royalties do petróleo

• Atualizado 4 horas atrás.

O Supremo Tribunal Federal reconheceu essa injustiça em 2020, mas só agora, com o avanço da negociação entre os dois estados (Foto: Reprodução/PGE/SC)

Após quase quatro décadas de impasse, um gesto político e institucional maduro finalmente dá fim à longa disputa entre Santa Catarina e Paraná sobre os royalties do petróleo. A divergência iniciou com um erro técnico do IBGE, que atribuiu ao território paranaense campos petrolíferos que, por direito, pertenciam aos catarinenses. O Supremo Tribunal Federal reconheceu essa injustiça em 2020, mas só agora, com o avanço da negociação entre os dois estados, se desenha uma reparação concreta.

Santa Catarina não verá o dinheiro diretamente, mas ganhará infraestrutura: cerca de R$ 300 milhões em obras no Norte do estado, com a duplicação da SC-416, em Garuva. Um acordo que transforma conflito em progresso. A solução, articulada no âmbito do Cosud no final de 2024, mostra que a cooperação federativa e o diálogo político ainda são caminhos possíveis – e desejáveis – para resolver velhos embates.

Mais que uma vitória jurídica, trata-se de um marco civilizatório: a força da negociação prevalecendo sobre o litígio eterno.

Efapi
O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, e a Comissão Central Organizadora realizam nesta segunda-feira em Florianópolis o lançamento da Efapi, a Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial da maior cidade do Oeste, que nesta edição será denominada “Efapi do Brasil”, com foco na expansão nacional da marca. O evento acontecerá de 10 a 19 de outubro.

Uvesc
A Federação das Câmaras de Vereadores de SC (Uvesc) emitiu nota demostrando preocupação com o anúncio do governo norte-americano sobre a taxação de 50% para as exportações de produtos brasileiros. A entidade destaca o grande impacto negativo da medida para a economia estadual, com riscos de desemprego, e reforça a importância do diálogo em busca de soluções.

Intercâmbio
O Programa de Intercâmbio Educacional “Para Mudar de Vida” foi lançado na Alesc para dar oportunidade para que 120 alunos da rede pública estadual de ensino possam concretizar o sonho de realizar experiência de estudos na China. A ação é da Comissão de Educação e Cultura da Alesc e da Escola do Legislativo, numa iniciativa do deputado Mário Motta (PSD).

Legislativo
O presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), e o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, vereador João Cobalchini (MDB), participam nesta terça-feira da mesa de conversa sobre os Desafios do Poder Legislativo no Século XXI. O encontro acontece no Plenário da OAB/SC, na Capital, e vai debater o papel do Legislativo na construção de políticas públicas.


Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414 . Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Pia de banheiro branca em móvel em madeira com placa de decoração com frase no canto da pia
Pessoas observando um balão prateado em forma de disco voador flutuando no céu
Notas de falecimento (site)
Mulher sentada fazendo a unha com uma pedicure em uma sala com paredes brancas e poltronas bege
montagem de fotos

Mais lidas

WhatsApp Image 2025-07-08 at 15.03
pexels-cottonbro-10466266
acidente no bairro centenário
WhatsApp Image 2025-07-09 at 15.43
Ozany-Pfleger-feminicidio-Rio-do-Sul-944x531

Notícias relacionadas