Durante alguns dias, a praça Getúlio Vargas será um reduto de histórias e imaginação. Inicia hoje e se estende até sábado mais uma edição da Feira do Livro, que promete movimentar o mercado cultural do município e atrair diversos leitores interessados em adquirir ou conhecer novas publicações.
De hoje até sexta-feira, o evento ficará aberto aos visitantes das 9h às 20h30 e, no sábado, o horário de funcionamento será das 9h às 16 horas. Os estudantes do município foram convidados para participar das diversas atrações que ocorrerão durante os quatro dias da feira, que contará com uma programação diversificada para atender a todos os públicos.
Livreiros presentes no evento
Cia dos Livros
Editora Cordone
Editora Edelbra
Editora Paulus
Top Livros
Livraria Fraternus
Livraria Boulevard
Livraria São Bento
Abertura
A feira iniciou às 9 horas de hoje, com um encontro com o autor e ilustrador Walther Moreira Santos, que vem de Pernambuco para se apresentar no evento. Logo depois, foi realizada uma maratona de contos, apresentada pela Cia. Caravana Sonhar, de São Bento.
Pela tarde, às 15h30, o palco giratório recebe o grupo Vilavox, de Salvador, que irá apresentar a peça “O segredo da Arca de Trancoso”. Já às 19h15, serão lançado dois livros de autores locais. “Estilho”, produzido a seis mãos pelo trio Fábio Aguiar, Thiago Dreveck e Tiago Iraton, com 67 textos, principalmente poemas, e “São Bento do Sul no Foco da Contemplação”, escrito pelo jornalista Elvis Lozeiko, uma publicação com 83 fotos, sobretudo de belezas naturais, paisagens e construções históricas do município.
Para encerrar a primeira noite do evento, às 20 horas, a Téspis Cia. de Teatro, de Itajaí, apresentará a peça “1, 2, 3 Alice”, inspirada livremente no famoso livro de Lewis Carrol, “Alice no País das Maravilhas”. A apresentação será no Centro Cultural Genésio Tureck.
Valores diferenciados
Abrelino Assunção faz parte da comissão de organização da feira e destaca que o evento contará com preços especiais e promocionais para atrair ainda mais o público leitor. “Teremos livros com até 30% de desconto”, frisa. Ele lembra ainda que a expectativa para o evento é positiva. “Esperamos ter uma venda que supere a última edição da feira em até 30%”, diz.
A gestora de cultura do Sesc Dianalice Ribeiro comenta que é esperado um grande público ao longo dos quatro dias da feira. “É um evento que sempre deu certo no município; no ano passado, mais de 14 mil pessoas passaram pela feira e, neste ano, esperamos atingir e até superar estes números”, diz.
Ela destaca o caráter local do evento, com a valorização dos grupos e autores do município e região, e faz um convite para o público prestigiar a feira. “Esperamos que o pessoal compareça e participe, o evento é para todos, até por isso a feira é realizada na praça, um local com grande fluxo de pessoas”, comenta.
Além dos artistas locais e regionais, Dianalice ainda reforça a importância da vinda do escritor Walther Moreira Santos para a abertura do evento e da escritora Ninfa Parreiras, que ministrará um curso de formação de escritores em conjunto com o evento.
A Feira do Livro é uma realização do Sesc e da Bellos Eventos, tendo a Prefeitura, a Condor e a Tuper como parceiros.