Família faz vaquinha e vende hambúrguer para custear testes de jovem zagueiro são-bentense no Atlético Mineiro

Matheus embarca para Minas Gerais no início de junho

• Atualizado 10 dias atrás.

Família está fazendo uma ação beneficente para ajudar nos custos das viagens (Foto: Divulgação)

Com apenas 11 anos, o são-bentense Matheus da Silva já começa a dar passos importantes rumo ao sonho de se tornar jogador de futebol profissional. O jovem atleta recebeu uma oportunidade de destaque: realizar um período de testes no Atlético Mineiro, um dos principais clubes do futebol brasileiro.

Matheus embarca para Minas Gerais no início de junho, onde participará de uma semana de treinamentos e avaliações no clube mineiro. Dependendo do desempenho apresentado, ele poderá ser convidado a integrar as categorias de base da equipe.

Segundo a mãe, Cibeli Gomes da Silva, o amor pelo futebol começou ainda na infância, jogando bola com os vizinhos em casa. “Não temos ninguém na família que joga futebol, mas ele sempre gostou muito de bola. Quando ele tinha 8 anos, matriculamos ele na escolinha JV Sports apenas para praticar uma atividade física, sem pretensão nenhuma”, relembra.

Atualmente, Matheus segue treinando na escolinha JV Sports e foi justamente durante uma competição defendendo a equipe são-bentense que chamou a atenção de um olheiro do Atlético Mineiro, recebendo o convite para o período de avaliação.

Além da JV Sports, o atleta também atua como zagueiro no Clube São Joseense, de São José dos Pinhais, no Paraná. A primeira semana de testes acontece entre os dias 8 e 12 de junho. Porém, dependendo da avaliação da comissão técnica, o clube poderá solicitar que Matheus permaneça por mais uma semana em Belo Horizonte.

Além da oportunidade no Atlético Mineiro, o jovem também foi convocado para disputar a IberCup, considerada uma das maiores competições de futebol de base do mundo. O campeonato será realizado em São Paulo, em julho, e Matheus representará o São Joseense enfrentando equipes como Santos, São Paulo, Palmeiras e Mirassol.

Dedicação desde cedo
A rotina do jovem atleta exige disciplina. Matheus estuda na Escola Osni Vasconcelos e, três vezes por semana, precisa sair alguns minutos antes do fim das aulas para conseguir chegar a tempo dos treinamentos em São José dos Pinhais.“Ele almoça e já se troca no carro para chegar no clube às 13h45”, conta a mãe.

Nos dias em que não está no Paraná, ele participa dos treinamentos da JV Sports em São Bento do Sul. Ou seja, o futebol faz parte da rotina diária do garoto. Mesmo com a correria, a família destaca que Matheus mantém um bom desempenho escolar. “Temos um combinado em casa de que os estudos vêm sempre em primeiro lugar. Ele é um ótimo aluno e muito disciplinado”, comenta Cibeli.

Família promove ações para ajudar nos custos
Para conseguir custear as viagens e despesas das competições, a família iniciou uma série de ações solidárias. Segundo Cibeli, somente a viagem para o período de testes no Atlético Mineiro deve custar cerca de R$ 3,5 mil, incluindo transporte, hospedagem, alimentação e deslocamentos dentro da cidade. Caso o clube solicite mais uma semana de avaliação, o valor poderá chegar a R$ 5,5 mil.

Já para disputar a IberCup, os custos giram em torno de R$ 5 mil. Como as duas oportunidades surgiram praticamente ao mesmo tempo, a família precisou buscar ajuda para conseguir arcar com os gastos. “Muitas pessoas podem achar exagero ou até impossível, mas nós vamos até o fim por esse sonho do Matheus, que agora também é nosso”, diz a mãe.

A primeira ação beneficente acontece neste sábado (30), com a realização da “Noite do Hambúrguer”. O hambúrguer será vendido por R$ 20 e a opção com refrigerante custará R$ 25. Também haverá entrega, no valor de R$ 5. As reservas podem ser feitas pelo telefone (47) 9 9731-3624. O evento será realizado na Rua Castelo Branco, 905, no bairro Colonial. Quem quiser contribuir também pode ajudar via Pix, pela chave 39279926000101.

Últimas notícias

No local estão sendo construídas duas áreas de escape (Foto: Divulgação)
PM já estava no local quando os bombeiros chegaram para prestar atendimento (Foto: Ricardo Otto)
Uma das recomendações do Corpo de Bombeiros é acender a fogueira pelo topo, nunca pela base (Foto: Secom)
Silvia Rêgo - Larissa Hirt (4)
Condutora estava voltando do Pet Shop no momento do acidente - Foto (Ricardo Otto)

Mais lidas

WhatsApp Image 2026-06-04 at 18.30
acidente grave
prisao-de-mulher-de-37-anos-em-joinville-2048x1152
passeio
Ezequiel Marcos Ferreira

Notícias relacionadas