Na última quinta-feira (25) foi o dia nacional daqueles que acordam antes do sol nascer, que enfrentam as intempéries do dia a dia e muitas vezes o cansaço para garantir seu próprio sustento e o alimento de milhares de pessoas. Este é o caso da família Stiegler, moradores da localidade de Ponte dos Vieiras. Todos os dias, Almir Stiegler inicia sua rotina às 6 horas, dirigindo-se ao galpão para a ordenha das vacas. Ao seu lado, ele recebe o auxílio da esposa, Maristela, e às vezes, da filha mais nova da casal, Gisele Maria, de 12 anos, que também ajuda na lida com os animais.
Na propriedade, a família mantém 15 vacas leiteiras, ordenhando-as duas vezes por dia para garantir uma produção mensal de 10 mil litros de leite (foto abaixo), destinados à Chocoleite Indústria de Alimentos.
No entanto, essa não é a única fonte de renda da família. Eles também cultivam soja e milho. E não para por aí. Um dos maiores orgulhos de Almir é sua marca de vinho e sucos artesanais, a “Weinhaus”. A produção foi iniciada pelo avô, que foi passada para o pai e agora, Almir é o responsável em continuar com o legado na execução de vinhos. Porém, apesar de ser uma atividade rentável, ele a considera mais como um “hobby”.
Muitos já sugeriram para a família aumentar a produção, que hoje gira em torno de 500 a 1000 litros por safra, mas ele prefere manter a quantidade atual para garantir a qualidade. A “Weinhaus” chegou a ser premiada em 2019, quando recebeu o certificado de melhor vinho do Planalto Norte (foto abaixo), título concedido pela Epagri e Embrapa. “Não imaginava ganhar no mesmo ano os dois, a de vinho tinto e branco”, sorri.
No jornal impresso de quinta-feira (25), você pode conferir mais detalhes sobre o trabalho e os desafios diários enfrentados pela família Stiegler.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕