Mais uma vez, a falta de atendimento aos animais em São Bento do Sul foi tratada na Câmara de Vereadores. A discussão surgiu após toda a polêmica gerada na semana passada, após o secretário de Agricultura, José Ermínio Grein, determinar a suspensão das castrações aos animais de entidades e de protetores independentes. Diversos voluntários acompanharam a sessão.
Quem tratou do assunto foi Darlan Guliani (Cidadania). Ele revelou que 11 castrações agendadas pela Associação Protetora dos Animais (APA) foram suspensas, e também não houve mais atendimento aos voluntários. Segundo o vereador, a justificativa de Grein foi que a lei municipal não contempla atendimento aos voluntários, só entidades como a APA, a qual, mesmo assim teve cancelamentos.
Ainda na visão do vereador, o que faltou foi o próprio secretário ter agido para conversar, pedindo para que os voluntários procurassem a APA e cadastrassem os animais para castração via entidade. E não só suspender.
Só um lado
Darlan ainda criticou outro ponto da Secretaria de Agricultura. Segundo ele, Grein ainda na mesma reunião falou que a veterinária que cuida de grandes animais estava em férias, e a veterinária dos pequenos animais foi remanejada.
No entanto, o vereador lembrou que o inverso não acontece, pois quando a veterinária dos pequenos animais saiu, a área ficou sem atendimento. Ele disse ter registro da tela mostrando que foram feitos 197 pedidos de ajuda ao setor de Bem-Estar Animal, mas ficaram sem atendimento.
Antes de encerrar, Darlan destacou que agora, após toda polêmica, então a Prefeitura resolveu preparar um projeto para atender aos protetores independentes e também facilitar o cadastro, pois hoje a população precisa ir até a Secretaria de Agricultura para solicitar castração, e finalmente vai poder ser feito de um modo eletrônico. Mas não há data de quando o projeto será enviado.
Parque da Cidasc
O vereador Adriano Reinhardt (PP), o Chicão, falou sobre a ocupação do terreno do parque da Cidasc, onde o espaço foi cedido para a criação de gado, o que é ilegal. É mais uma denúncia envolvendo a Secretaria de Agricultura. Trata-se de um terreno público, ocupado por particular. “Só para os amigos do rei”, disparou.
Carla Hofmann também falou do tema, dizendo que daqui a pouco cada cidadão vai pegar uma área pública para ocupar do jeito que bem entender. E criticou também o secretário de Agricultura, José Ermínio Grein, por só cumprir as leis quando ele quer.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕