Sábado, 12 de abril de 2025

Ex-atleta olímpico: conheça a trajetória de Evaldo da Silva no atletismo

Atletismo é a modalidade mais antiga das Olimpíadas

• Atualizado 8 dias atrás.

Com a aproximação das Olimpíadas de Paris neste ano, o mundo volta seus olhos para uma das modalidades mais antigas dos jogos: o atletismo. Originário dos tempos da Grécia Antiga, o atletismo é composto por uma variedade de provas que testam a velocidade, resistência, força e habilidade dos atletas.

A modalidade inclui provas de velocidade individuais e em equipe, provas de campo como lançamento de peso, disco, dardo, martelo, salto em altura, salto em distância e salto com vara. Além das provas de marcha atlética e maratona, que testam a resistência dos atletas em longas distâncias, com regras específicas que exigem técnica apurada e controle físico e mental.

No Brasil, a história do atletismo ganha vida através de nomes como Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Maurren Maggi e Thiago Braz, que foram medalhistas em suas respectivas participações olímpicas. Em São Bento, o nome de Evaldo Rosa da Silva também merece destaque, pois além de ser ex-atleta olímpico, atualmente dedica sua vida ao ensino e desenvolvimento da modalidade no município.

Com participação nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, Evaldo compartilhou um pouco de sua trajetória. “Eu estava treinando para tentar o sul-americano, mas meu técnico no Rio de Janeiro propôs treinarmos para o Pan-Americano e o Sul-Americano. A Olimpíada era um passo maior, e a gente não estava preparado para isso. Eu treinava muito, estava no auge e acabei conseguindo índice para ambos os eventos”, lembra Evaldo.

No Pan-Americano, Evaldo conquistou a medalha de prata no revezamento 4 x 4, perdendo apenas para os Estados Unidos. “Foi uma responsabilidade maior de treinamento, pois no ano seguinte seriam as Olimpíadas. Infelizmente, não conquistei medalhas olímpicas, mas obtive sucesso em outras competições, como o Mundial das Forças Armadas”, complementa.

Chegada em São Bento
Antes de chegar em São Bento, ainda no ano de 1976, Evaldo estava na Marinha em Florianópolis, onde treinava para competir os Jogos Abertos de Santa Catarina, conquistando também na prova de 400 metros rasos, onde possui seu recorde de 47 segundos a ser batido na competição há mais de 40 anos.

Em 1995, o ex-atleta olímpico chegou a São Bento do Sul, onde iniciou um trabalho dedicado ao atletismo local. “Terminei meu curso de Educação Física na Marinha e quando surgiu a oportunidade de vir para Santa Catarina, cheguei em São Bento na edição dos Jogos Abertos de 95, onde fui contratado para ser técnico. Começamos devagar, montando a equipe aos poucos. Com o apoio da Fundação de Esportes, hoje temos um trabalho excelente e equipamentos de qualidade”, conta.

Atualmente, São Bento do Sul conta com cerca de 40 atletas treinando atletismo, com destaque nas provas de velocidade, saltos, lançamentos e meio fundo, mostrando o crescimento e potencial da modalidade na cidade e além da competição, Evaldo enfatiza a importância social do atletismo.

“Alguns dos nossos atletas, como Milena Dranka e Ramon Grochovski, estão ranqueados no Brasileiro e recentemente tivemos o atleta de dardo Jailson Rodrigues que está entre os cinco melhores no ranking nacional na categoria sub-18. Muitos atletas têm carências, e nosso objetivo é ajudá-los não apenas no esporte, mas também em suas vidas, sempre dando total apoio”, concluiu.


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Reunião Gabinetr - ACTs (1)
pexels-humanistagram-19037726
COPA GAZETA GINÁSIO CAMPO ALEGRE- LARISSA HIRT (1)
WhatsApp Image 2025-04-11 at 11.10
Joelmir Bogo

Mais lidas

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Notícias relacionadas