Enquanto era prefeito em exercício de São Bento do Sul, Edimar Salomon (PP) esteve na Rua Felipe Schmidt – acompanhado do secretário de Planejamento Cássio Zschoerper e do diretor de Trânsito Vilmar Cripriani – para estudar a possibilidade de adequações próximo ao fim da via, no entroncamento com a Rua Barão do Rio Branco. O objetivo é garantir uma terceira faixa, para que motoristas que queiram seguir sentido bairro Schramm não precisem ficar na mesma fila daqueles que pretendem continuar no Centro.
Pela proposta apresentada por Salomon, parte do estacionamento em frente ao posto de combustíveis seria removida para possibilitar a criação da faixa adicional, deixando o espaço livre para quem pretende virar à direita no entroncamento. “Temos um problema complexo de mobilidade no Centro, que não se resolve de um dia para o outro, mas podemos apresentar algumas alternativas que ajudem a amenizar a situação. Nesse caso, precisamos analisar a possibilidade de um recuo em parte da Rua Felipe Schmidt, próximo da Barão do Rio Branco, para desafogar o trânsito”, frisa.
Salomon ainda destacou que São Bento do Sul cresceu a tal ponto que a solução ideal seria desviar todo o trânsito do Centro da cidade, buscar meios para deixar os veículos estacionados fora da área central e facilitar o deslocamento de pessoas. “Temos muitos veículos hoje na cidade. Estamos falando de um automóvel para cada 1,4 cidadão, é muito carro. Mas acabar com o estacionamento no Centro seria um projeto a longo prazo, que precisa ser bem analisado. Enquanto isso, precisamos continuar buscando opções”, completa.
Estudos vão ser feitos
Para o secretário Cássio Zschoerper, a iniciativa de buscar essa alternativa é importante, porém, toda mudança que se decide realizar no trânsito necessita um estudo mais amplo sobre o impacto nas ruas próximas. “Entendo que a situação preocupa na medida em que cresce o número de veículos em circulação, mas vamos fazer um estudo para então tomar as medidas cabíveis para solucionar o problema”, diz.