Terça-feira, 24 de junho de 2025

Estudo pode alterar distância para construir perto de rios em São Bento

Empresa especializada tem 15 meses para concluir

• Atualizado 2 meses atrás.

Já estão em andamento em São Bento do Sul os trabalhos para o Estudo Técnico Socioambiental. O objetivo principal é oferecer informações tanto sobre áreas de risco, interesse ecológico e preservação, mas também identificar áreas com potencial para a criação de parques municipais de uso público.

A assinatura da ordem de serviço com a Garden Consultoria, responsável pelos trabalhos, ocorreu na semana passada. Existe uma grande expectativa quanto a esta ação, pois existem três leis federais que estabelecem em artigos específicos que os próprios municípios podem definir suas áreas urbanas consolidadas.

“Com isso, teremos esse embasamento técnico para definir a limitação, pois temos uma realidade completamente diferente com a de outras regiões do país, até porque são rios distintos e mesmo assim vale a distância de 30 metros para construção próxima a rios, por exemplo”, comentou o secretário de Planejamento e Urbanismo, Bruno Seefeld.

Vale destacar que o estudo vai analisar as áreas, e em alguns casos pode liberar a construção mais próxima de rios, e em outros pode até aumentar. “A ideia, além de facilitar os projetos de construção, analisa aquela área em torno de um rio, pois temos áreas que podem inclusive aumentar a distância, verificando uma possível área de risco. Por isso esse estudo é tão importante”, completou o secretário.

Passo a passo
A primeira ação será a apresentação de um plano de trabalho por parte da empresa, como delimitação de áreas de preservação permanente (APP), base de hidrografia do perímetro urbano, estudos de área de risco, socioeconômico e outras pesquisas à campo. Na sequência vem a composição da área urbana consolidada, onde delimitam e permitem ou não a flexibilização da faixa de APP.

O investimento total previsto para o estudo é de R$ 420 mil, com um prazo de 15 meses para conclusão.

Todos os detalhes do Estudo Técnico Socioambiental estão no jornal impresso de quinta-feira (29).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

Símbolo dourado de Áries, semelhante a chifres curvados, com a palavra
neve-planta-1300x867
mulher de cabelo preso, camiseta preta e apontando para o braço
Jovem usando camisa xadrez e adereço de festa junina no cabelo, com o cabelo trançado e usando óculos com um milho na mão e com decoração de festa junina na parede do fundo

Mais lidas

Abordagens boate
WhatsApp Image 2025-06-22 at 11.38
WhatsApp Image 2025-06-18 at 12.59
Balao-cai-em-Praia-Grande-no-Sul-de-SC-e-deixa-mortos-e-feridos-944x531
Notas de falecimento (site) (1)

Notícias relacionadas