Domingo, 6 de abril de 2025

Estado de SC planeja R$ 254 milhões para aeroportos; Rio Negrinho está na lista

Município ainda aguarda outorga da Anac para dar sequência

• Atualizado 2 dias atrás.

O município ainda aguarda a outorga, por parte da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que o Governo do Estado esteja apto a receber o aeroporto de Rio Negrinho e para que o mesmo possa receber os investimentos anunciados pelo governador Jorginho Mello (PL) no início de novembro, na sede da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc). Desenvolvido pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias e pelo LabTrans da UFSC, o plano traça metas de desenvolvimento para a rede estadual de aeroportos até 2044.

A previsão é de que o estado invista mais de R$ 254 milhões em obras e serviços nos aeroportos ao longo dos próximos 20 anos com a expectativa de fortalecer o turismo e a economia local, por meio do aumento do número de voos regionais, consolidando o estado como um importante polo de aviação regional. No caso rio-negrinhense, o aeroporto foi classificado como local, junto com os aeroportos de Blumenau, Concórdia, Curitibanos, Forquilhinha, Itapiranga, Lages, Lontras/Rio do Sul, Pinhalzinho, São Francisco do Sul, Três Barras, Videira e Xanxerê.

“Para nós fazermos parte do plano estadual, significa que existe um planejamento em nível de Estado dos próximos anos a investir nessa área e, neste momento, a intenção com o aeroporto de Rio Negrinho é que o mesmo tenha ênfase na questão médico-hospitalar e também para voos privados”, explica a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Lisa Mara Cristoff Netipanyj. “Rio Negrinho pela primeira vez entrou no plano do Estado e isso é um grande ganho, apesar de ainda precisarmos fazer algumas adequações de documentos”, diz.

“Hoje estamos dependendo de uma aprovação da ANAC, quanto a outorga necessária para que se dê a continuação dos trabalhos, então, nesse momento, nós não temos investimentos traçados, visto que ainda estamos aguardando essa autorização”, destaca ainda a secretária de Desenvolvimento Econômico sobre os próximos passos para que o aeroporto possa ser estadualizado. O pedido de outorga foi oficializado no primeiro semestre deste ano junto ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR) e Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).


  • YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.

Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕

Últimas notícias

corpo-27498
visita-tecnica-havan-2-27563
tumulto-na-camara-27492
forum-da-comarca-27578
magda-elizabeth-27501

Mais lidas

MIX - AMORMIAU
Golpe
verdetec (2)
Ceppli
Câmara de São Bento do Sul

Notícias relacionadas