Escotista de Rio Negrinho participa do JamCam 2025 na Colômbia

Fabiano Kutach representará Santa Catarina em evento de escoteiros

• Atualizado 4 meses atrás.

Fabiano Kutach participará do evento acompanhado dos filhos, Valentina e Pietro (Foto: Divulgação)

O escotista Fabiano Kutach, integrante do Grupo Escoteiro Arnaldo de Almeida Oliveira, de Rio Negrinho, participa do JamCam 2025, maior evento escoteiro das Américas, que será realizado entre os dias 27 de dezembro e 2 de janeiro, na cidade de Cali, na Colômbia. O encontro reúne milhares de jovens e adultos de diversos países do continente.

Além de representar o grupo escoteiro e o município, Fabiano foi escolhido para atuar como Coordenador do Contingente Catarinense, sendo responsável pela organização, acompanhamento e orientação dos participantes do Estado. Ele também atuará como chefe de uma patrulha do Ramo Sênior, acompanhando diretamente as atividades dos jovens durante o evento. Nesta edição, Fabiano participa ao lado dos filhos Pietro e Valentina, que também são escoteiros.

A preparação para o JamCam envolveu meses de planejamento, incluindo definição de pacotes de viagem, logística de voos, hospedagem, alimentação, transporte de materiais e organização das barracas. Segundo Fabiano, o objetivo foi garantir segurança e uma experiência enriquecedora aos participantes catarinenses. Atualmente, o escotismo em Santa Catarina reúne cerca de 11 mil membros entre jovens e adultos voluntários.

Para o escotista, o JamCam representa uma oportunidade de aprendizado, serviço e intercâmbio cultural. Ele destaca que a vivência internacional fortalece valores como cidadania, trabalho em equipe e respeito às diferenças, além de reforçar o caráter educativo do escotismo e a integração entre gerações.

O que é o JamCam
O JamCam, ou Jamboree Interamericano, é o maior evento escoteiro das Américas e ocorre a cada quatro anos em um país diferente. Reúne jovens de 11 a 17 anos e seus chefes para uma programação que inclui atividades culturais, ambientais, educativas e de aventura, promovendo a convivência entre diferentes culturas e o protagonismo juvenil.

Últimas notícias

CESTA BÁSICA - FOTO ELvis Lozeiko (2)
WhatsApp Image 2026-04-17 at 10.44
WhatsApp Image 2026-04-17 at 10.33
WhatsApp Image 2026-04-17 at 17.25
WhatsApp Image 2026-04-17 at 16.27

Mais lidas

Nelson Habowsky
Paulo Eduardo Frick
grave acidente em Rio Mandioca
CMEI Chapeuzinho Vermelho
Vereadores debatem novos meios para conter o endividamento (Foto: Luzardo Chaves)

Notícias relacionadas