As forças de segurança de São Bento do Sul intensificaram ações para garantir a segurança nas escolas do município. A operação “Minha Escola” da Polícia Militar e “Volta às Aulas” da Polícia Civil foram implementadas, com rondas sendo promovidas desde o primeiro dia de aula nas instituições. Além disso, as escolas estão recebendo investimentos para garantir a segurança dos alunos.
Nas escolas da rede municipal, o secretário de Educação, Josias Terres, reforçou que foram realizadas diversas melhorias prezando pela segurança de todos, contando com parceria direta com a polícia. “Fizemos a aquisição de kits de monitoramento com câmeras e acessórios para todas as unidades educacionais. Com isso, a secretaria dispõe de uma Central de Vigilância com acesso às imagens de todas as câmeras instaladas e compartilha o acesso com as polícias Militar e Civil”, comentou.
Para as unidades educacionais que passaram e estão passando por reformas, Josias também frisou que estão sendo implantadas melhorias na estrutura geral, como cercas e muros; adequações de segunda porta e portões eletrônicos; e instalação de dispositivos de biometria e travas elétricas, adquiridas pelas unidades em parceria com as Associações de Pais e Professores (APPs), além de recursos próprios e do Governo Federal.
“Publicamos uma Portaria Normativa que estabelece a criação de Comissões Escolares de Segurança nas unidades, além da parceria entre a Educação e Polícia Militar e Civil, com capacitação, apoio do serviço de ronda escolar e canal direto de comunicação com as forças de segurança”, finalizou.
Rede estadual
De acordo com Arnaldo Medeiros, coordenador geral de educação da Gerência Regional de Educação (Gered), foi realizado um novo protocolo de segurança, priorizando melhorias principalmente na estrutura das escolas.
“Neste caso, foram investidos recursos para aquisição de mais câmeras, reformas nos muros em escolas com situações mais complicadas, colocado interfone nas portas de acesso e a gente conseguiu policiais da reserva para estarem nas unidades. As escolas que não possuem ainda estão com edital de licitação aberto para contemplar, aqui em São Bento são duas, sendo as unidades Frederico Fendrich e Orestes Guimarães, mas as outras têm vigilância humana. Então as nossas escolas foram bem equipadas, inclusive puderam usar os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para essas adequações, então tivemos muitas melhorias, mas investimentos em segurança nunca é demais”, pontuou.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕