O dia 6 de fevereiro marca o retorno das aulas na rede municipal de ensino em Rio Negrinho, tanto nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) quanto nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “Os professores retornam dia 3, 4 e 5 com formação, e dia 6 eles retornam com os alunos”, explicou a secretária de Educação, Sandra Mara Brambilla Hacke.
O atendimento emergencial nos CMEIs se estenderá até o dia 31 para famílias que realizaram um cadastro prévio, ainda em 2024. “O nosso atendimento emergencial dos CMEIs começou dia 13 e vai até dia 31 de janeiro, sendo que nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro não haverá atendimento porque os professores têm curso. Os CMEIs que estão tendo atendimento emergencial são o Vila Nova, que fica no bairro de mesmo nome, e o Mundo Encantado, que fica no bairro São Rafael para as famílias que comprovaram a necessidade do atendimento”, destaca a secretária.
Ela também explicou a situação das unidades de ensino do município que vem passando por reformas e ampliações “Nós estamos com escolas com reformas e ampliações, mas a previsão é que todas elas retornem no seu local. Por exemplo, a Escola Lucinda (Maros Pscheidt, no bairro Vista Alegre) está com a reforma do refeitório, com construção nova do refeitório e uma reforma na cozinha, mas é para ficar pronto até o retorno. A Escola Irene (Olinda Teifke Ribeiro, no Campo Lençol) também está com reforma e ampliação, com pinturas e uma série de coisas sendo realizadas, mas a princípio também é para ficar pronto para o retorno dos alunos”, adiantou.
Outra unidade de ensino citada pela secretária é a Escola Menino Jesus, no bairro Vila Nova e que está passando também por reforma e ampliação. “Da mesma forma é para ficar pronto e todos retornarem na própria escola. Se acontecer algum imprevisto, algum atraso nas obras, vamos informar”, adiantou Sandra.
Para a unidade está prevista a construção de quatro novas salas de aula, depósito, sala multiuso e banheiro acessível. Além disso, a escola deverá receber a construção de um acesso para o ginásio com rampa e escada.
Rede estadual
A Secretaria de Estado da Educação já divulgou o calendário escolar para 2025, onde está definido o dia das voltas as aulas, o recesso em julho e o encerramento do ano letivo. O retorno para as atividades está marcado para o dia 10 de fevereiro em toda a rede estadual. As férias na metade do ano serão entre os dias 21 de julho e 1 de agosto e o fim do ano letivo será no dia 15 de dezembro. Em Rio Negrinho são quatro unidades da rede estadual com as escolas: Manuel da Nóbrega, Jorge Zipperer, Marta Tavares e Luiz Bernardo Olsen, esta última em Volta Grande.
Escolas particulares
No Colégio São José, que integra a rede particular de ensino, as aulas terão seu retorno também no dia 10 de fevereiro. “Já estamos atendendo com o integral desde o dia 6 e em Colônia de Férias de 13 a 31 de janeiro”, explica a diretora Solange Tureck Schier.
No Colégio Caminho do Saber, também da rede particular, as aulas retornam no dia 3 de fevereiro para os alunos da educação infantil e no dia 5 para os estudantes do ensino fundamental.
- WhatsApp: Participe do grupo fechado de A Gazeta.
- YouTube: Inscreva-se para assistir as matérias de A Gazeta.
Confira mais notícias no jornal impresso. Assine A Gazeta agora mesmo pelo WhatsApp (47) 99727-0414. Custa menos que um cafezinho por dia! ☕