A Escola Municipal de Educação Básica Professora Aurora Siqueira Jablonski, do bairro Bela Vista, é o destaque da rede municipal rio-negrinhense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013, divulgado pelo Ministério da Educação. A unidade, que tem 380 alunos e 35 funcionários, conquistou os melhores resultados das séries iniciais e das séries finais, segundo a avaliação. A diretora Anelize Huebner credita ao corpo funcional a conquista. “O resultado deve-se a todo um processo desenvolvido pelos professores”, diz. A escola Aurora, até pouco tempo, fazia parte da rede estadual de ensino. “Em 2012, ela passou pelo processo de municipalização”, destaca Anelize. “Essa mudança contribuiu para que os resultados melhorassem”, explica. A maioria dos professores, segundo a diretora, são efetivos. “Com isso, existe um trabalho contínuo, feito ano a ano”.
A participação dos pais é outro fator fundamental na avaliação da diretora da unidade. “Eles são participativos”, ressalta. “Sempre procuramos tê-los juntos conosco”. De maneira geral, a estrutura é boa, de acordo com Anelize, mas são necessárias algumas melhorias no estabelecimento de ensino. “Aos poucos, estamos tentando melhorar e cada vez mais”, comenta, explicando ainda que toda a equipe da escola é responsável pelo resultado de destaque na educação municipal. “Temos a intenção de melhorar esses números”, declara.
Dividindo o resultado
Nos anos finais, a Aurora divide a conquista com a Escola Municipal de Educação Básica Prefeito Henrique Liebl, do bairro Jardim Hantschel, a qual obteve a mesma pontuação. A unidade tem 532 alunos, do próprio bairro e de comunidades como Colônia Olsen e Barro Preto, por exemplo. O diretor Mauricio Antonio de Oliveira argumenta que o bom resultado deve-se a “um esforço geral” da equipe. “É um trabalho conjunto”, define. Segundo Mauricio, o respeito às normas da unidade de ensino e a disciplina também são decisivos para a avaliação positiva do Ideb.
Ele admite que, como em qualquer local, existem problemas com alunos, mas procuram minimizá-los em parceria com a Secretaria de Educação, com a Secretaria da Família e com o Conselho Tutelar, por exemplo. A participação dos pais é igualmente importante, ressalta Mauricio. “Muitos não estão tão presentes, devido à distância, mas eles sempre são muito participativos, independente disso”, esclarece. Por fim, ele registra que a escola aguarda a revitalização pela qual precisa passar, deixando, também, um agradecimento “ao empenho dos professores e à capacidade dos alunos”, conforme sua própria definição.
Na rede estadual
Já na rede estadual, a escola Professora Marta Tavares conquistou o melhor desempenho tanto das séries iniciais quanto das séries finais. Localizada no bairro Cruzeiro, a unidade tem 463 alunos, além de 28 funcionários. “Nas séries iniciais, trabalhamos com pouca mudança de professores”, analisa o diretor Dirceu Antunes da Costa, atribuindo a esse detalhe um dos fatores para o bom resultado. “Assim, conseguimos seguir um planejamento”, diz. “Contudo, precisamos avançar”, admite. Nos anos finais, de acordo com o diretor, há um acompanhamento mais rígido em relação às notas dos alunos. “Chamamos aluno por aluno, e eles fazem um prognóstico das notas para o bimestre seguinte”, conta, detalhando que, a partir de então, o estudante tem o compromisso de alcançar as notas em todas as disciplinas, conforme estabelecido.
Até mesmo os pais assinam o compromisso dos alunos. Se o estudante não atinge a nota, a direção verifica o que está ocorrendo. “Nesse sentido, temos conquistado melhorias”, afirma Dirceu. Por meio de grupos de estudo, estudantes com resultados considerados inferiores recebem reforço dos monitores e de colegas de escola, no contraturno. Falando da participação das famílias, o diretor ressalta que no auditório da escola, muitas vezes, não há nem espaço suficiente, devido ao interesse dos pais. “Sempre precisamos almejar o melhor para os nossos filhos, pois eles serão os responsáveis pelo futuro de todos nós”, encerra.